Alunos das redes pública e privada conhecem os cursos do Centro de Ciências Biológicas e de Saúde no terceiro dia do Católica In

Por Carolina Oliveira, Alexandre Antunes e Bruna Serur

No terceiro dia do Católica In, os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre os cursos de Ciências Biológicas, Fisioterapia, Fonoaudiologia,  Gestão Hospitalar e Psicologia. A abertura das atividades aconteceu no auditório G2, onde os estudantes assistiram ao vídeo do Católica In, e receberam as boas-vindas da coordenadora geral de Graduação, Verônica Brayner. Em seguida, os alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas do Recife e Região Metropolitana participaram de oficinas e de visitas às clínicas de Fisioterapia e Fonoaudiologia, aos laboratórios de Ciências Biológicas, ao Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais e ao Museu de Arqueologia. No estúdio de Fotografia, eles puderam tirar uma foto para guardar de lembrança.

Quem passava pelo sexto andar do bloco B podia notar a presença dos alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), das escolas Adventista, Othon Paraíso, Conde Pereira, Luiz Delgado, do Colégio Vila Sésamo e do Invest Centro Educacional. É que essa grande turma conferiu, na tarde de hoje (23), a oficina de Fonoaudiologia, ministrada pela professora Márcia Rejane — que apresentou aos alunos noções sobre o curso, mostrando-lhes a clínica.

“O curso de Fonoaudiologia, dentre todas as universidades do Norte-Nordeste, surgiu primeiro na Universidade Católica de Pernambuco”, introduziu Márcia. Ao lado da professora, um paciente especial deu uma aula de superação. “Há três anos sofri um acidente de moto que me rendeu um traumatismo craniano, fazendo-me perder o movimento dos braços e pernas, além de ficar em coma. Aos poucos, consegui me recuperar, e foi na Corpore Sano e na Clínica de Fonoaudiologia da Unicap que vi o quão importante é o trabalho exercido pelo fisioterapeuta e pelo fonoaudiólogo”, explicou Arthlin Martins.

Convidados a conhecer o Laboratório de Ciências Biológicas, os alunos seguiram para o bloco A, onde os graduandos Wagner Lucas e Amanda Mota mostravam aos estudantes a importância do estudo das células para a Fonoaudiologia. “Poblemas na voz e na fala podem ser provocados por anormalidades celulares. Dessa forma, disciplinas que contemplem o estudo das células são essenciais na grade curricular do curso de Fonoaudiologia”, defendeu Amanda.

O estudante Gabriel Maciel, do segundo ano do ensino médio, veio do Colégio Vila Sézamo para o Católica In. Ao participar do evento neste ano acrescentou experiências ao que já havia vivenciado em 2011 — quando participou pela primeira vez do evento — na oficina de Fisioterapia: “Essa iniciativa da Unicap é extremamente interessante, porque esclarece as funções e os objetivos de cada área. Apesar de eu ainda ter dúvidas sobre que caminho seguir no vestibular, senti que participar do Católica In me ajudou a conhecer melhor cada curso”, concluiu.

As oficinas do curso de Fisioterapia aconteceram no primeiro andar do bloco A. A professora Ana Karolina Pontes de Lima foi a responsável por tirar as dúvidas dos estudantes que participaram da oficina de “Jogos virtuais”. “Além de apresentar algumas áreas da Fisioterapia, o objetivo principal da oficina foi mostrar que, através de jogos de alguns tipos de videogame, pacientes de várias idades podem recuperar os movimentos perdidos”, afirmou Ana Caroline. De acordo com a estudante do segundo ano do colégio Walt Disney, Daniele Stanford, com a palestra da professora, foi possível tirar todas as dúvidas que tinha. “Estou quase me convencendo que quero ser uma fisioterapeuta”, disse Daniele.

Os professores Flávio Maciel e Eduardo França, também do curso de Fisioterapia, mostraram aos alunos que estavam presentes na oficina “Respirando fisioterapia” os testes respiratórios que os fisioterapeutas podem fazer com os pacientes. “A oficina foi muito proveitosa e os professores explicaram tudo direitinho e tiraram as dúvidas de todos”, elogiou o estudante do terceiro ano da Escola de Referência Beberibe, Rômulo Gomes.

Um dos atrativos do terceiro dia do Católica In  foi o Circuito de Psicologia “O psicólogo e o seu campo de atuação”. Comandado pela coordenadora de estágio do curso de Psicologia da Unicap, Vera Oliveira, pelos professores Linaldo Costa, Irinéa Catarino e Carla Medeiros, o encontro também contou com a participação de duas alunas estagiárias, que compartilharam suas experiências com os estudantes do ensino0 médio que estavam divididos entre as salas 710 e 709 do bloco B.

Com almofadas espalhadas pelo chão, os professores primeiro pediram aos visitantes que sentassem em círculo, e deram início a uma atividade de introdução. Cada aluno teria o tempo de duração de uma chama de fósforo acesa para se apresentar. Em seguida, os professores fizeram uma reflexão sobre  trabalho e a importância das escolhas profissionais, refletindo também sobre a escolha da Psicologia como carreira. O grupo, tímido no início, foi soltando-se com o passar do tempo, e sentindo-se mais à vontade para fazer perguntas.

O curso de Ciências Biológicas recebeu os participantes do terceiro dia do Católica In nas salas 207, 208 e 209 do bloco B, onde o coordenador do curso, Luiz Vital, e outros professores falararam sobre a profissão de biólogo. Os estudantes e estagiários do 6º e 7º períodos, respectivamente, Valquíria Almeida e Rodrigo Castro Amaral, participaram do evento como voluntários. Rodrigo, que já está no seu terceiro ano de Católica In e acha o evento uma boa experiência, disse que os jovens hoje estavam muito interessados.