Alunos da Unicap são selecionados no Concurso Nacional do Sistema Interamericano de Direitos Humanos
|Com informações da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
A equipe formada pelos alunos Guilherme Lima de Carvalho, Bárbara Raquel da Silva Fonseca e Magda Silva Maranhão (todos do 4º período do curso de Direito), tendo como orientadora a professora Valdênia Brito Monteiro, foi selecionada dentre 71 concorrentes de várias instituições de ensino, em nível nacional, no concurso promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
O certame tem por objetivo contribuir para a consolidação da cultura de direitos humanos no Brasil, pela disseminação de conhecimentos sobre o Sistema Interamericano de Direitos Humanos e sobre o Direito Internacional dos Direitos Humanos, de modo a integrar as ações da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República relativas à formação de uma rede dedicada ao estímulo à pesquisa e à qualificação da atuação do Estado brasileiro.
O concurso acadêmico trata-se de simulação contextual de audiências de corte, reuniões de trabalho e elaboração de documentos escritos no âmbito da implementação da normativa e do funcionamento dos órgãos do Sistema Interamericano de Direitos Humanos.
Os alunos tiveram a oportunidade de participar da disciplina de direitos humanos, se familiarizarem com o funcionamento da Corte Interamericana de Direitos Humanos, aprofundar a sentença sobre a Guerra do Araguaia e compreender o sentido da Justiça de Transição.
Ao todo 32 equipes foram selecionadas para a fase de memoriais e as rodadas orais. As rodadas orais ocorrerão entre os dias 19 e 22 de novembro, no Hotel Lake Side, SCEN Trecho 1, Lago Norte, Brasília – DF. As despesas com hospedagem serão de responsabilidade da SDH/PR.
Agora muito trabalho pela frente para orientar a equipe na Fase de Memoriais que deverá elaborar dois memoriais escritos: um como Vítima(s) e outro como Estado.