Alunos da Unicap fazem trabalho voluntário no Dia da Esperança

Fotos:Marina Maranhão

Sempre engajada em projetos de cunho social, a Universidade Católica de Pernambuco não poderia ficar de fora do 3º ano do Dia da Esperança, uma ação do Projeto Criança Esperança, da Rede Globo, em parceria com a Unesco, a Prefeitura de Jaboatão e o Exército, além da própria Unicap.

Com o tema “A esperança é que nos move”, o evento marcou oficialmente o início da Campanha Criança Esperança. Este ano, o Dia da Esperança foi realizado sábado (6), no 14° Batalhão do Exército, localizado no bairro de Socorro, em Jaboatão dos Guararapes.

Alunos dos cursos de Fisioterapia, Jornalismo, Relações Públicas, Eventos e Fotografia da Unicap passaram toda a manhã e à tarde do sábado ajudando nos serviços voluntários do projeto. Os alunos de Jornalismo contribuíram com a cobertura integral do que estava acontecendo no evento, atualizando o site do mesmo. Os alunos de Fisioterapia tinham um stand no local, onde faziam exercícios de relaxamento com as pessoas e davam orientações de como fazer exercícios básicos de postura e alongamento. Os estudantes dos cursos de Relações Públicas e Eventos contribuíram com a organização das atrações culturais. E os alunos de Fotografia registraram todas as imagens da festa.

Professores da Unicap também contribuíram com trabalhos voluntários, oferecendo oficinas de capacitação sobre drogas e saúde vocal, para 54 professores do Projovem Urbano e 24 orientadores sociais do Projovem Adolescentes (SEPROCI/SEAS).

“Estou muito feliz de poder participar de eventos voluntários como este. Além de divulgar o curso, há também a possibilidade de interagirmos diretamente com os pacientes, no nosso caso aqui, mais especificamente, crianças e idosos. É muito bom poder ajudar as pessoas, você sai de alma lavada’’, ressalta Alberto Rodrigues, aluno do 10º período do curso de Fisioterapia da Unicap.

“Trabalhar num evento como este, foi um aprendizado. Foi muito bom trabalhar com varias pessoas, ajudando os que mais precisam. Não tivemos muitas dificuldades, foi um trabalho tranquilo, apesar do volume de atividades propostas’’, comentou o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Unicap, Padre Clóvis Cabral. ‘’Essa é a minha terceira vez no Dia da Esperança. Não posso dizer o que mudou do primeiro Dia da Esperança para o dia de hoje. Ano passado tivemos um número de mais ou menos 20 mil atendimentos e, este ano, esperamos chegar a 25 mil’’, acrescentou.

“O único lado ruim desse evento, na verdade não diz respeito a essa ação voluntária, mas sim, ao fato de vermos que infelizmente essas pessoas que hoje estão aqui não têm acesso a serviços básicos como a emissão de um documento de identidade, carteira de trabalho, serviço de saúde etc. Serviços a priori simples, mas que grande parte da população ainda não tem acesso, devido à precariedade de nossos sistemas públicos’’, destacou o coordenador do Projeto Criança Esperança na Unicap.

“O importante de ter participado de ações como essas foi a aprendizagem. Lidar com pessoas carentes é muito gratificante. É muito bom dedicarmos algumas horas de nosso tempo livre em um fim de semana para ajudar essas pessoas. Vou guardar esse dia na memória para sempre’’, comentou a estudante Taisa Tavares, do 3º período do curso de Jornalismo da Católica.

O Espaço Criança Esperança

Com a chegada do Espaço Criança Esperança em Jaboatão dos Guararapes, em meados de 2010, o projeto passou a investir mais no desempenho escolar das crianças, adolescentes e jovens e menos em oficinas de lazer. Os pequenos que vivem em situação de vulnerabilidade social na região terão acesso a um espaço educativo, voltado para a formação de competências.

Atualmente, as instalações do projeto encontram-se em reforma e o número de crianças atendidas foi reduzido. Os atendimentos estão estruturados a partir de três programas e um projetode  monitoria, de maneira que os atendidos serão vinculados a um deles, devendo participar de todas as atividades incluídas.

Os programas são: “Mãos dadas com a escola, no qual 80 alunos são atendidos, de 9 a 14 anos, para promover o desempenho escolar que possibilite o desenvolvimento das competências, contribuindo com o processo de elevação da escolaridade; “Recriarte” – no qual 30 jovens, maiores de 15 anos, têm formação em habilidades artísticas. A produção artística e cultural é feita na área do teatro; e “Conexões” – no qual 80 adolescentes entre 9 e 14 anos, cujas famílias estão em risco social, encontram neste programa uma ajuda psicossocial e pedagógica. O objetivo deste programa é orientar e fortalecer a família no acompanhamento do desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens; e promover ações de intervenção comunitária, ampliando a relação dos jovens com a comunidade.

Além de Pernambuco, com sede em Jaboatão do Guararapes, o Espaço Criança Esperança tem sedes no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Atividades

Durante o Dia da Esperança,  foram oferecidas à população atividades jurídicas; de assistência à mulher e aos trabalhadores; serviços de saúde e educação; atividades recreativas e esportivas; serviços urbanos  e atividades culturais.