Começa minicurso sobre a pós-modernidade em Walter Benjamin

Começou nesta quarta-feira (6) o minicurso “A pós-modernidade em Walter Benjamin”, promovido pelo Instituto Humanitas Unicap. As aulas estão sendo ministradas pela mestre em Psicologia Clínica pela Unicap e professora do Esuda, Luísa Manjorani Cardoso. A primeira aula contou com a participação de alunos de diversos cursos da Católica e também de outras instituições. A participação deles foi bastante intensa, com perguntas e opiniões sobre o assunto.

Walter Benjamin foi um ensaísta, crítico literário, tradutor, filósofo e sociólogo judeu alemão. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica. Conhecedor profundo da língua e cultura francesa; traduziu para o alemão importantes obras como Quadros Parisienses de Charles Baudelaire e Em Busca do Tempo Perdido de Marcel Proust. Entre as suas obras mais conhecidas estão A Obra de Arte na Era da Sua Reprodutibilidade Técnica (1936), Teses Sobre o Conceito de História (1940) e a monumental e inacabada Paris, Capital do século XIX.

Benjamin, enquanto vivo, sempre achou que a história está em processo de mudança. É possível, por exemplo, reconstruir o que já foi feito. A professora Luísa também comentou o que Benjamin falava sobre temporalidade, citando exemplos como um assalto de três minutos de duração. Para o assaltante e quem está sendo assaltado, aqueles três minutos, duram uma eternidade. Ele estudava a forma como a mente das pessoas atuava em determinados momentos de temporalidade.

As aulas prosseguem até sexta-feira (8), das 1’4h às 17h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH).