Alunos da Católica voltam da Jornada Mundial da Juventude

Fotos: Marina Maranhão

Mais uma Jornada Mundial da Juventude – JMJ chegou ao fim. Os estudantes de diversos cursos da Universidade Católica de Pernambuco desembarcaram nesta terça-feira (23) no Recife. A JMJ, este ano, foi realizada em Madrid, na Espanha, e teve como tema principal “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”. A Jornada foi criada pelo Papa João Paulo II com a intenção de estimular a paz mundial.

“No momento do encontro, o Papa Bento XVI pediu para que todos fizessem silêncio. Foi o momento mais emocionante de todos. Só de imaginar que quase dois milhões de jovens fizeram silêncio para ver a figura ilustre e abençoada do Papa, foi uma benção. Agradeço demais à Unicap. Se não fosse pela Universidade, eu não teria viajado”, conta, emocionada, a estudante de Direito da Católica Samara Lima.

A Jornada teve como guia o coordenador da Pastoral da Unicap, Padre Antonio Mota. Ele conta como foi a experiência: “O espírito da Jornada desenvolve no jovem uma sensibilidade solidária. A riqueza de contatos culturais foi bastante válida também e o encontro com o Papa, na vigília e na missa de encerramento, foi o ponto alto de toda a Jornada. A mensagem que Bento XVI nos passou é de que devemos caminhar em comunidade. Acredito que os jovens voltaram com mais esperança e paz dentro de si”.

Humberto Carneiro estuda Teologia na Católica e conta que “a experiência de estar em Madrid para a Jornada foi bastante enriquecedora. Serviu para renovar em todos os jovens o compromisso com a Santa Igreja. O encontro também aprofundou raízes cristãs e católicas. Foi importante muito mais pelo fato de estreitar nossa relação com pessoas do mundo todo”.

A cidade de Madrid parou para receber os quase dois milhões de jovens do mundo inteiro. As atividades incluíram visitas a monumentos, igrejas, museus, reunião de jovens e o tão esperado encontro com o Papa Bento XVI. A próxima Jornada vai acontecer em 2013 no Rio de Janeiro.