Alunos da Católica contam agora com aplicativo de caronas Bigu

O lançamento do aplicativo de caronas Bigu movimentou a Universidade Católica de Pernambuco nesta quinta-feita (10). O evento contou com a participação das empresas Vic’s cachorro-quente, que distribuiu vouchers para comprar um cachorro-quente no lançamento e retirar um segundo gratuitamente na loja; e a Docecleta, que distribuiu minibrownies para quem postasse uma foto do evento no Instagram. Os alunos que participaram também levaram de brinde um chaveiro com a logo do Bigu e concorreram a canetas, um cooler e ingressos para os shows do Happy Roli e Thiaguinho.

ikjhcljcljkcj

Um dos idealizadores do Bigu é Felipe Carneiro Passos, formado em Engenharia Civil pela UFPE. Ele e os outros autores do aplicativo, Caio Albuquerque e Pedro Campos, tiveram a ideia a partir da percepção de um problema relacionado à mobilidade na cidade por conta do aumento do número de carros e a dificuldade para se chegar nos locais.

“O aplicativo é uma plataforma para facilitar o encontro da carona. Quem tem um carro e quer oferecer ou pegar uma carona pode entrar no aplicativo e colocar o endereço de onde vai sair e o destino. Como o aplicativo é vinculado à Unicap, ou o destino ou o ponto de partida tem que ser a universidade. Quem estiver dando carona, terá seu registro salvo; se for o mesmo destino no mesmo horário, quem procurar carona vai encontrar,” esclarece Felipe.

Ele ratifica também a segurança no serviço do aplicativo através dos códigos de cada usuário: “Nós temos uma parceria com a universidade, então cada aluno, professor ou servidor tem um número único de vínculo. Esses números estão cadastrados no aplicativo; quando a pessoa for se cadastrar, solicita o número; se bater com nosso banco de dados, ela entra no aplicativo. Teremos também um link com o Facebook, o que permite que as pessoas vejam quem são seus amigos e no final de cada corrida, a pessoa será avaliada de 0 a 5 estrelas.” Em adição, o aplicativo disponibiliza um chat interno para que o carona e o passageiro combinem detalhes mais específicos, como a roupa que estão usando ou a placa do carro. “Nada disso é divulgado,” garante o idealizador.

A avaliação da corrida permite que se acumulem pontos virtuais que podem ser trocados na loja do Bigu ou na rede de parceiros do aplicativo, que vão oferecer descontos em produtos e serviços. Entre eles, Docecleta, Festa Cheira, Chevrolet Hall, Vic’s, Zen, Vaporetto, Shopping RioMar, entre outros.

Mesmo no primeiro dia de lançamento, a repercussão entre os usuários foi grande. A aluna Bárbara de Oliveira elogia a ideia do aplicativo: “Ele vai beneficiar tanto para pegar carona quanto em relação ao meio ambiente. Ao invés de uma pessoa vir de carro, ela pode compartilhar a carona e diminuir o número de carros circulando. É também é uma forma de conhecer pessoas e interagir. Vemos muitos problemas em relação à segurança nos ônibus, então quando você se opta por dar carona, o risco diminui. São pessoas conhecidas de um ambiente conhecido, aí se torna menos perigoso. A matrícula e o CPF cadastrados na sua conta passam confiança.”

Cibelly de Souza, também aluna, encontra no Bigu uma opção para diminuir seu tempo no trânsito. “Quando pego ônibus, geralmente chego atrasada. Acho que vai ser bom porque conseguiremos chegar mais rápido e com mais segurança.”

jkhlckhlckjclkjclkj
Bárbara de Oliveira já baixou o aplicativo de caronas

A aluna Bruna Alves é motorista e pretende se disponibilizar para dar carona sempre que puder. “Pelo aplicativo ser monitorado por um código pessoal, é mais fácil de saber com quem você está andando. Como mulher, eu não gosto de andar sozinha. Então, quando venho de carro, sempre dou carona para quem posso. Quando eu não tinha carro, precisava muito de carona e nunca aparecia. Como motorista, não vejo nenhum problema em dar carona, afinal, quem nunca precisou, né?”

Bruno Barbosa, desenvolvedor do app no IOS e sócio fundador do Bigu

“Nossa observação inicial foi que existiam muitas pessoas se deslocando do mesmo lugar na mesma hora, e queríamos diminuir o impacto que isso causa no trânsito. Existem grupos que disponibilizam carona, mas é algo esporádico e mais inconstante. A ideia nasceu daí. Um dos pontos em que queremos focar é a integração das pessoas. A ideia é conhecer pessoas novas que talvez tenham um gosto parecido com o seu, ou complementar. Temos planos no futuro em ativar um mecanismo de interação através de interesses em comum no Facebook. Começamos com a Unicap, mas temos pretensão de abranger o máximo de universidades possível.”

Daniel Maranhão, desenvolvedor do app no Android e sócio fundador do Bigu

“Não é só trânsito, tem também a sustentabilidade. O problema de locomoção está na cidade em si. A infraestrutura não comporta a grande quantia de carros, que vem crescendo sem parar. A tendência é piorar. Então, é legal termos soluções que possam ajudar um pouco nisso”.

lkjbkljbkljb

O Bigu já está disponível para download para todos os alunos, funcionários e servidores da Universidade. “Estamos muito otimistas por conta dessa parceria com a Unicap, e também em relação ao projeto, que melhora muito o problema da mobilidade que vemos por aqui ao redor. É uma coisa que a própria Universidade já vinha procurando. Então, é um projeto que tem tudo para funcionar aqui,” afirma Felipe.