Unicap cria Núcleo de Inclusão e Acessibilidade

A Universidade Católica de Pernambuco criou o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade. Uma comissão formada por professores e funcionários de diversos setores da Unicap que vai planejar, acompanhar os processos de adequação do campus  e promover a conscientização da comunidade acadêmica sobre o assunto.

A iniciativa considera a legislação em vigor referente ao tema, principalmente a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência; a Lei de Acessibilidade; o Estatuto da Pessoa com Deficiência; e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Além da criação do Núcleo, a Católica participa do projeto de acessibilidade desenvolvido pela Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc), da qual o Reitor Padre Pedro Rubens é o presidente.

Entre as atribuições do Núcleo estão o mapeamento das ações de inclusão e acessibilidade executados e em andamento; e o planejamento para o desenvolvimento de novas ações na Unicap. A Portaria Nº 32/2017, que instituiu o Núcleo,  também prevê entre as atribuições a elaboração de estudos técnicos e teóricos; além de processos de articulação.

Equipe – O Núcleo de Inclusão e Acessibilidade tem a coordenação do professor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Unicap  Matheus Costa Pereira. Entre os demais integrantes estão a coordenadora do curso de Direito, Cynthia Suassuna; o diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), professor Degislando Nóbrega; o diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), professor Luiz Vital; a professora Clarisse Travassos (CTCH); o coordenador do curso de Filosofia, professor Danilo Vaz; o professor Arthur Baptista, do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT); a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Cristiana Machado; a professora Wanilda Cavalcanti (CCBS); a coordenadora do curso de Fotografia, professora Renata Victor;  a chefe da Divisão de Manutenção Predial (DMP), Nalva Almeida; e o colaborador do Instituto Humanitas Unicap (IHU) José Maria da Silva Filho.