Alunos apresentam projetos no XXXII Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica conta com

Por Isadora Crespo e Luiza Fruet

Os alunos concluintes dos cursos de licenciatura da Unicap estão apresentando seus projetos de pesquisa desenvolvidos em seus quatro períodos de estágio durante o XXXII Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica da Católica, que está acontecendo nestas terça e quarta-feiras.

Os projetos estão em exposição em forma de pôsteres na Biblioteca e no formato de comunicação oral no auditório do CTCH. A coordenadora do curso de Pedagogia, Elba Leicht, destaca a importância do seminário para os alunos: “Eles ficam quatro semestres na escola, fazem a pesquisa, o relatório e expõem nesse evento. Os projetos de pesquisa que eles fazem são uma grande colaboração para a escola.”

Dentre os vários projetos apresentados, estão os da aluna do curso de Letras Português-Inglês Adriana Basílio. No seu trabalho, ela apresentou o celular como ferramenta de ensino nas aulas de inglês, e viu que é possível utilizá-la desde que usada de um jeito dinâmico: “É sim possível controlar os alunos. Mostrar que eles podem ver apenas aquele site (usado em aula), desde que tenha uma atividade dinâmica que o professor tenha firmeza e que tenha uma dinâmica, uma nova metodologia para que eles fiquem atentos naquilo que o professor está falando”. O outro projeto desenvolvido por ela, voltado para a língua portuguesa, trata sobre a discussão de se o povo brasileiro fala um português correto ou não. Em suas pesquisas, ela concluiu que, apesar da opinião comum de que a forma culta é a única forma correta, o português falado no Brasil é correto:  “Tem muitos estudantes ainda que acreditam que a gente fala errado, que a nossa língua padrão é aquela onde a gente conhece mesmo toda a gramática, que a gente escreve aquilo corretamente e não é”.