Aluno da Católica pelo Prouni ganha o Prêmio Odebrecht de Engenharia 2013

Carlos Victor da Silva Sarmento 2 (Unicap)
Uma história de superação. É assim que pode ser resumida a vida do aluno laureado do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambuco Carlos Vitor da Silva Sarmento, 27 anos, que, na noite da última sexta-feira (31), recebeu o 9º Prêmio Odebrecht de Engenharia, em solenidade realizada no Arcádia Recepções, em Boa Viagem.
Filho da auxiliar de  copa e cozinha do Hospital de Goiana, Inês de Barros e Silva, Carlos Vitor estudou a vida toda em escola pública. Em 2001, entrou no curso técnico em refrigeração no Senai. Ao conclui-lo em 2004, matriculou-se no mesmo curso no Cefet. Em 2007, cursou eletrotécnica, também no Cefet, e foi aprovado no vestibular da UFRPE para o curso de licenciatura em física. Mas seu sonho sempre foi fazer engenharia civil. E, em 2008, ele recebeu a notícia da aprovação na Unicap pelo Prouni. Não teve dúvidas. Largou física e foi cursar engenharia.
Ele estudava à tarde e trabalhava em dois empregos: era professor de física em uma escola particular e assistente de administração de uma escola estadual. Em 2010, passou num concurso da UFPE para técnico em refrigeração, função que exerce até hoje. No final de 2012, ao concluir sua graduação na Unicap como aluno laureado com média geral 8.75, foi aprovado em quarto lugar no Mestrado em Engenharia Civil da UFPE. Fará sua dissertação sobre os edifícios altos do Recife, dando continuidade às pesquisas que iniciou para o seu Trabalho de Conclusão de Curso na Unicap intitulado “Monitoração de edifícios altos para ações dinâmicas do vento” e orientado pelo professor Antônio Oscar.
_FRV2571
“Eu tenho muito a agradecer ao professor Antônio Oscar, que sempre me deu muito apoio. Fui, inclusive, monitor da disciplina Teoria das Estruturas 2, ministrada por ele”, ressalta Carlos Vitor. Quando terminar o mestrado, ele pretende fazer o doutorado e conciliar a vida acadêmica com o trabalho na construção civil.
Ao receber o prêmio na última sexta-feira, Carlos Vitor diz que passou um filme na sua cabeça. Ali na Arcádia ao ter o seu esforço e dedicação aos estudos reconhecidos pela Odebrecht, uma das maiores e mais importantes empresas do país, a emoção tomou conta dele. “Naquele instante, revi toda a minha vida, inclusive o acidente de moto que sofri um dia ao sair de casa para trabalhar de manhã cedo e do qual escapei por muito pouco”, recorda. A mãe também estava visivelmente emocionada e muito orgulhosa do filho.
Dona Inês criou os dois filhos sozinha, com muito sacrifício, mas hoje vê que tudo valeu a pena. Além de Carlos Vitor, ela é mãe de Carlos Felipe, que é formado em matemática pela UPE e hoje faz mestrado em matemática na UFRPE.
_FRV5653
Na solenidade, Carlos Vitor recebeu das mãos do superintendente da Odebrecht, João Antônio Pacífico, um cheque no valor de R$ 10 mil, um troféu e foi pré-selecionado para o teste de admissão na Odebrecht. Na ocasião, também foram premiados os alunos laureados da UFPE Renato Pereira Menelau de Almeida e da UPE Rogério Antônio Mota dos Santos .Questionado sobre o que fará com o dinheiro que ganhou, ele não titubeou: “Vou comprar um carro. Vai facilitar muito a minha mobilidade”.
_FRV5451
A premiação foi prestigiada pelo Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, e pelos professores do curso de Engenharia Civil da Unicap José Orlando e Antônio Oscar. A noite teve uma homenagem especial ao engenheiro civil e professor Dilson Teixeira, que já lecionou nas três universidades de engenharia do Estado e ganhou destaque pelo relevante conjunto de sua obra. Ele foi aplaudido de pé pelos cerca de 500 convidados da festa.
O evento deste ano enfocou através da exibição de vídeos duas grandes obras da Odebrecht: o projeto de construção da Arena Pernambuco, recém-inaugurada e o projeto de Universalização do Saneamento, outro grande desafio da corporação nos próximos anos. A festa teve como atração o grupo musical da década de 60, Os Tártaros e uma apresentação especial da cantora de pop rock, Cecília Meira, ex-vocalista da banda Senhorita Meira que hoje mora no Rio de Janeiro e, em breve, deve voltar a cena musical de Pernambuco.
Criado em 2005, o Prêmio Odebrecht de Engenharia é resultado de uma parceria entre a corporação Odebrecht com as três universidades Unicap, UPE e UFPE, além do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-PE), responsável pela chancela da premiação. O troféu é assinado pelo diretor de arte, Ricardo Rique e retrata quatro pás de pedreiros, as quais se transformam em árvores para representar a engenharia gerando vidas. De acordo com o diretor de engenharia da Odebrecht e curador do prêmio, Érico Dantas, nesses nove anos de premiação, já foram homenageados 10 profissionais e premiados 27 estudantes.

One Comment