Unicap promove comemoração alusiva ao Halloween e Dia dos Mortos

Nesta terça feira (31), alunos do curso de Letras da Universidade Católica de Pernambuco comemoraram o Halloween e o Dia dos Mortos, festas tradicionais dos países de cultura espanhola e inglesa. Todo o evento foi organizado pelos alunos e professores com o apoio da coordenação do curso.

O Día de Los  Muertos ( Dia dos Mostos) é uma celebração de origem mexicana, que tem o costume de homenagear os falecidos e não é tratado com tristeza. A lenda diz, que nesse dia, os mortos vêm para visitar seus parentes. Segundo Janayna Alves, professora de espanhol da Católica, essa comemoração dura três dias com muita alegria. “O México festeja esse período com muita descontração e alegria e não com desgosto. Tentamos trazer para cá um pouco dessa cultura que é de grande importância para os mexicanos”.

“A preparação para essa festa foi muito importante, pois conseguimos colocar em prática toda aquela cultura que passamos estudando na Universidade. Levamos comidas típicas, fantasias e músicas, isso é uma mescla de conhecimento que é muito favorável para o curso”, ressalta Thayamir Cordeiro, aluna do 6° período do curso de Letras – Português e Espanhol. A festividade sobre o Dia dos Mortos foi celebrado na sala 405 do bloco B.

O Halloween é muito festejado nos países de cultura inglesa (especialmente nos Estados Unidos) e é comemorado mundialmente no dia 31 de outubro, véspera do Dia de Todos os Santos. Já no Brasil o Halloween vem ganhando popularidade, porém divide opiniões. De acordo com uma pesquisa realizada nesta terça-feira (31), pelo Programa “Fala Que Eu Te Escuto” da Record TV, 52%  da população acham que a festa é cheia de significados sombrios e 48% acham que a festa é ingênua.

A professora de inglês da Católica Regina Celeste explicou um pouco sobre o significado do Halloween.  “É uma celebração à abundância de comida depois da época da colheita e não tem nada a ver com diabos e monstros. Essa história teve também uma origem pagã, como vemos hoje em dia com festas e brincadeiras (doces ou travessuras).  O tema escolhido este ano no Halloween da Católica foi o do Harry Potter”.

“Todo ano já é tradição o curso de Letras fazer essa festividade para comemorar o Halloween e o Dias dos Mortos. O aproveitamento dos alunos é 100%. Tudo é feito por eles, desde um papel colado na parede até uma coleção de música, com o suporte dos professores”, destaca Flávia Ramos, coordenadora do curso de Letras da Unicap. A festividade do Halloween foi comemorado na sala 410 do bloco B.