Aluno do 3º período de Medicina apresenta pesquisa em Congresso Latino Americano de Neuro-Oncologia

IMG_0229

O aluno do 3º período do curso de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco Marcos Alves realizará apresentação em banner da pesquisa “Apresentação não usual de Schwannoma: relato de caso cervical”, sobre tumor na coluna cervical, que se apresenta de forma não usual, no Congresso Latino-Americano de Neuro-Oncologia – Snola 2016 Update on Neuro-Oncology, que acontece no Windsor Barra, no Rio de Janeiro, de 24 a 26 de março.

IMG_0230O trabalho, que será apresentado no congresso, é orientado pelo professor dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Enfermagem da Católica e médico neurocirurgião, David Plácido Lopes, com a participação do aluno do 9º período de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande e filho do orientador, David Plácido Lopes Júnior.

Segundo os pesquisadores, o trabalho traz um caso raro de hidrocefalia e cegueira, inédito em adultos, causado pela Schwannoma Cervical. Normalmente, esses sintomas são associados à neurocisticercose, inflamação do sistema nervoso causada pelo germe da carne do porco, Taenia solium.

“O objetivo é alertar que quando houver um caso de hidrocefalia em adultos, sem causa aparente, deve-se pensar em Schwannoma Cervical”, explica Marcos Alves.