Aluno de Ciência da Computação da Católica é campeão do Fifa Interactive World Cup

Edson Mata
Campeão da Etapa Recife FIFA Interactive World Cup 2013 / foto Bruno Andrade

O grande vencedor da etapa Recife do torneio Fifa Interactive World Cup 2013 é o aluno do 7º período do curso de Ciência da Computação da Universidade Católica de Pernambuco Edson Mata. O estudante de 21 anos foi o melhor dos 128 participantes da competição, que foi realizada pela primeira vez aqui na cidade. O térreo do bloco G da Unicap ficou pequeno para tanta gente que se espremia para assistir às disputas finais do game mais jogado do mundo.

Os 16 jogadores finalistas tinham um desejo em comum: chegar à tão sonhada final brasileira em São Paulo, no próximo dia 13 de abril. Mas o Recife não foi o único local onde rolaram as eliminatórias. São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza estiveram na rota, como forma, também, de divulgar a Copa das Confederações. “O torneio Fifa este ano passou por todas as sedes da Copa das Confederações como forma de promover o evento. Aqui, no Recife, a Universidade Católica nos deu a estrutura ideal para montar e fazer com que o evento tivesse o sucesso esperado que tivemos. Sem contar que um dos critérios para escolher a locação são universidades e aquelas das quais tenham, por exemplo, cursos de Jogos Digitais, como é o caso da Católica”, diz Tiago Melo, responsável pelo evento da Fifa.

Os competidores usaram a plataforma do Playstation 3, sendo as partidas disputadas em dois tempos de quatro minutos. Quem marcasse mais gols vencia. Em caso de empate, o regulamento previa a utilização do ’gol de ouro‘ para decidir as partidas durante a prorrogação e, se o empate persistisse, a disputa ia para os pênaltis. O regulamento dizia que nenhuma alteração poderia ser feita na configuração do controle. A liberação só foi concedida na grande final.

La Gran Final !
La Gran Final ! / foto: Bruno Andrade

Talvez tenha sido este o segredo do sucesso do estudante Edson Mata. ” Modifiquei a configuração para a que sou mais acostumado a jogar. De repente, foi isso que me ajudou na final”, disse ainda sem acreditar na conquista.

Com a vitória do torneio local, Edson irá disputar a etapa nacional com hospedagem e passagens de ida e volta garantidas e a oportunidade de vivenciar um momento único na vida dele. Lá o objetivo será sagrar-se campeão nacional e garantir a bolada de 10 mil reais, mais uma passagem e hospedagem com direito a acompanhante para disputar a final do mundial do torneio, que será realizada na cidade de Madri, na Espanha, entre os dias 4 e 8 de maio. Quem faturar o troféu na grande final irá levar um prêmio de 20 mil dólares  e também será convidado para participar do Bola de Ouro Fifa, evento que irá eleger os melhores jogadores do mundo.

O Interactive World Cup é fruto de uma parceria entre a Fifa, a Electronic Arts(EA) e a Sony. Acontece desde 2004, sendo que no Brasil a primeira edição foi em 2005. A competição é realizada anualmente em todos os continentes do planeta, sendo a maior disputa entre gamers online do mundo.