Aluno de Arquitetura ganha prêmio Opera Prima

O projeto “Espaço Cultural Antromangue – Uma poética do manguebeat”, do ex-aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco Rafael Rangel, ficou entre os cinco melhores do país no 22º Opera Prima, concurso nacional de trabalhos finais de graduação em Arquitetura e Urbanismo. A solenidade de entrega do prêmio foi realizada na última terça-feira (3), em São Paulo. O projeto de Rafael, orientado pela professora Andréa M. L. Storch, concorreu com 437 trabalhos de todo o Brasil.

Rafael e a professora Andréa, antes mesmo da premiação, já estavam felizes com a participação. “Já estávamos muito contentes, pois de fato já sairíamos de lá com no mínimo a menção honrosa, uma vez que 0 trabalho estava entre os 25 finalistas”, destacaram. O estudante estava tão ansioso com a premiação, que chegou a São Paulo seis dias antes para estudar um pouco da cidade. “Procurei aproveitar os dias para estudar já que a cidade possui grandes nomes e obras da arquitetura do Brasil”, acrescentou.

A ansiedade continuou durante toda a cerimônia, já que o prêmio do aluno só foi anunciado no final da solenidade. “Entre 437 trabalhos, ter o nosso como o único representante das regiões Norte e Nordeste é muito gratificante. Esse prêmio mostra o valor do curso de Arquitetura da Católica, do nosso corpo docente e do grande aprendizado de Rafael”, contou a orientadora do aluno premiado.

O estudante não esqueceu das pessoas que o ajudaram. “Quero agradecer à minha namorada Mônica que sempre esteve presente comigo me dando todo o apoio necessário como também aos meus amigos. Dedico este prêmio a Chico Science e acredito que, onde ele estiver, estará feliz com essa conquista de divulgar a cultura pernambucana para o mundo”, ressaltou.

O concurso conta com uma criteriosa avaliação da produção realizada pelos estudantes e destaca o nome da instituição de ensino e o acompanhamento pedagógico dos docentes orientadores.