Aluna de Psicologia ajuda a desenvolver app de habilidades socioemocionais durante a pandemia

Não há dúvidas de que a tecnologia vem se mostrando uma aliada fundamental para enfrentar esses tempos de pandemia. Aulas remotas, compras on-line, pagamentos por celular são algumas das alternativas encontradas para seguir a vida. Mas, e se a necessidade for a de conversar, trocar experiências e dividir angústias?

Mais uma vez a tecnologia pode ser uma solução. Um aplicativo criado com a participação de uma aluna do curso de Psicologia da Católica promete ajudar a melhorar as condições de saúde mental. É o projeto Eu Sou Anna. A plataforma hospedada no site eusouanna.com.br e na versão mobile usa robôs conversacionais.

“A ferramenta disponibiliza maneiras de desenvolver nos seus usuários habilidades e competências socioemocionais tanto na vida pessoal quanto na vida profissional”, explica Isabela Lins, aluna do 9º período de Psicologia da Unicap. Ela é contratada como redatora de diálogos da startup Prime Dialog, empresa instalada no Porto Digital que criou o aplicativo.

Vale ressaltar que o serviço não se trata de terapia online, apesar de se utilizar de teorias da Psicologia Cognitiva Comportamental. Funciona assim: o usuário faz um cadastro com nome, email e telefone com DDD e recebe as instruções via SMS. Uma vez cadastrado, ele navega pelo site ou app (disponível nas lojas Apple e Android) no que os desenvolvedores chamam de “jornada”. Essa trilha vai sendo construída a partir das respostas do usuário. A plataforma é gratuita e o sigilo é garantido. A ferramenta já foi criada para atender as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“Temos uma linguagem acessível e afetiva, respeitando a subjetividade do outro. A ideia é desenvolver nos usuários hábitos socioemocionais saudáveis para que eles coloquem em prática”, detalha Isabela. De acordo com ela, a tecnologia já existia mas foi adaptada para esses tempos de pandemia. De acordo com os desenvolvedores, já são quase dois mil usuários. Qualquer pessoa acima de 18 anos pode utilizar. A plataforma estará aberta gratuitamente enquanto durar o isolamento social.

Mariana Vasconcelos, estudante da UFPE que também faz parte da equipe (blusa clara), e a aluna da Católica Isabela Lins

A ferramenta que deu origem ao EusouAnna vem da Qualinfo, empresa que há 17 anos cria softwares na área de Gestão de Educação que atende 200 mil estudantes pelo país. A Prime Dialog é uma spin off (derivada) da Qualinfo. A equipe do EusouAnna é formada por engenheiros de softwares, engenheiros de softwares mobile, testadoras de jornada, consultores e gerentes de projeto.

Saiba mais:

www.eusouanna.com.br