Nova empena do bloco A comemora os 70 anos de história da Unicap

empena 1
Empena comemorativa

A empena comemorando os 70 anos de história da Universidade Católica de Pernambuco foi inaugurada nesta terça-feira (30), às 17h30. A cerimônia, presidida pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, contou com a presença de professores, alunos e funcionários da Universidade e com a boa música do MPB Unicap.

O céu estava nublado, as pessoas aguardavam embaladas ao som do MPB Unicap, no hall do bloco A, contando histórias que viveram dentro do Campus. Todos estavam em um clima de nostalgia e alegria esperando o momento que foi digno da tradição, grandeza e ao mesmo tempo simplicidade da Universidade. O Reitor iniciou o evento destacando a trajetória da Instituição. “A História da Unicap não começou em 1951 – com o Decreto Universitário -, mas com todo processo estruturador que veio antes dele. Em 1943, a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Manoel da Nóbrega deu origem ao que nós somos hoje. Na cerimônia de abertura da Faculdade, foi servido apenas um copo dágua  aos presentes, mostrando que gestos simples podem gerar grandes resultados”, destacou Padre Pedro Rubens.

Quando o Reitor anunciou oficialmente inaugurada a empena, o público presente aplaudiu de pé olhando para ela, que tem como título “O nosso campus é a cidade”. “ Fazemos essa comemoração hoje, no mesmo dia em que o governador Eduardo Campus (PSB) assinou a Lei destinando 100% dos royalties do pré-sal para áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação em Pernambuco. Esse momento vem para nos lembrar que a Unicap – diferentemente da maioria das universidades, que estão afastadas do Centro da cidade – está no coração do Recife”, completou, explicando a escolha do tema.

HISTÓRIA

liceu 1
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras “Manoel da Nóbrega”

A História da Universidade Católica de Pernambuco teve suas primícias fincadas na estruturação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Manoel da Nóbrega, que iniciou suas atividades com uma solenidade no Salão Nobre do Colégio Nóbrega – onde hoje funciona o Liceu de Artes e Ofícios, na Rua do Príncipe-, no dia 18 de abril de 1943. A festividade teve como condutor o Sr. Antonio Novais Filho, prefeito do Recife de 1937 a 1945. Na ocasião, estavam presentes padres da Companhia de Jesus, autoridades governamentais, professores e alunos. A simplicidade marcou a celebração, que contou com um simples copo dágua servido aos presentes. A Instituição havia sido autorizada pelo Decreto número 12.042, de 23 de março de 1943, tendo inicialmente os cursos de Filosofia, Física, Matemática, Química, História e Geografia, Letras Clássicas e Letras Neolatinas. Outros foram abertos nos anos seguintes, como o de História Natural (1949), Pedagogia em(1950) e Ciências Sociais(1957),  Letras Anglo-germânicas (1946), Didática (1947). O jesuíta português Pe. Antônio dos Santos Abranches foi o diretor durante esse período estruturador. A Universidade Católica de Pernambuco foi fundada no dia 27 de setembro de 1951, através do Decreto-Lei nº 30.417, de 18 de janeiro de 1952, mas sua história teve início com a criação da Faculdade em 1943.

Para a formulação desta matéria foi consultado o livro “Memórias de um cotidiano escolar: Universidade Católica de Pernambuco, 1943-1956”, do professor do curso de História da Unicap Newton Cabral.