Aducap inaugura sua sede provisória
|A nova diretoria da Aducap (Associação de Docentes da Universidade Católica de Pernambuco) inaugurou sua sede provisória, que está localizada no primeiro andar do prédio da Fasa. A cerimônia contou com a presença de professores, funcionários e alunos. O grupo MPB Unicap ficou responsável pela música.
Em discurso de posse realizado no dia 10 de junho de 2015, o professor do curso de Direito e presidente da Aducape, Natanael Sarmento, enfatizou que a Associação, hoje, além de uma entidade classista, é também cultural, recreativa e pode até fazer pesquisa, trabalhando na perspectiva de conjunto e colaboração com a Universidade. Outro ponto é a democratização da Aducape.
Na mesma oportunidade Sarmento compartilhou as principais metas da diretoria, entre elas o desejo da construção de uma nova sede. “Estamos lutando e vamos reconquistar a casa de volta, reconquistar nossa sede e vamos fazer proposta para a Universidade para construção da sede, por meio de parceria. A partir disso, vamos transformar o espaço em um local de encontro, de lazer, de recreação e, também, local de reflexão sobre o mundo, sobre o país”.
A sede em questão fica localizada na Rua Afonso Pena, onde funcionam atualmente duas xerox. Segundo a direção, a casa teria sido abandonada com o esvaziamento da Associação, criada na década de 1980. Atualmente, uma equipe foi definida para analisar a possibilidade de construção/reforma do espaço.
A respeito dos posicionamentos políticos da instituição, o professor Natanael afirmou. “Nós não toleramos racismo, homofobia e qualquer coisa que atinja a dignidade da pessoa humana. Queremos trabalhar com gente, não importa o que a pessoa pense, desde que respeite as diferenças. Posto isso, vamos nos dar as mãos e vamos construir uma associação de docente coesa, colaboracionista, com seriedade, com transparência”.
Entre as muitas falas da noite, e em meio ao sentimento de luta e alegria, a professora e primeira vice-presidente da entidade, Vera Borges, abriu seu discurso enfocando a necessidade de um espaço voltado para os professores “Precisamos construir uma agenda cultural que envolva os professores para além de atividades sociais, mas que também vise o bem-estar e saúde, realizando palestras, aulas, e até mesmo acupuntura, atividades voltadas para a classe”.
A diretoria eleita, para o mandato de três anos, está assim constituída:
Presidente: Prof. Antônio Natanael Sarmento;
Primeiro vice-presidente: Profa. Vera Borges de Sá;
Segundo vice-presidente: Prof. Sílvio Bandeira;
Primeiro secretário: Prof. Antônio Carlos de Oliveira;
Segundo secretário: Prof. Nadilson Manoel da Silva;