Aducap inaugura sua sede provisória

DSC09296A nova diretoria da Aducap (Associação de Docentes da Universidade Católica de Pernambuco) inaugurou sua sede provisória, que está localizada no primeiro andar do prédio da Fasa. A cerimônia contou com a presença de professores, funcionários e alunos. O grupo MPB Unicap ficou responsável pela música.

DSC09285Em discurso de posse realizado no dia 10 de junho de 2015, o professor do curso de Direito e presidente da Aducape, Natanael Sarmento, enfatizou que a Associação, hoje, além de uma entidade classista, é também cultural, recreativa e pode até fazer pesquisa, trabalhando na perspectiva de conjunto e colaboração com a Universidade. Outro ponto é a democratização da Aducape.

Na mesma oportunidade Sarmento compartilhou as principais metas da diretoria, entre elas o desejo da construção de uma nova sede. “Estamos lutando e vamos reconquistar a casa de volta, reconquistar nossa sede e vamos fazer proposta para a Universidade para construção da sede, por meio de parceria. A partir disso, vamos transformar o espaço em um local de encontro, de lazer, de recreação e, também, local de reflexão sobre o mundo, sobre o país”.

A sede em questão fica localizada na Rua Afonso Pena, onde funcionam atualmente duas xerox. Segundo a direção, a casa teria sido abandonada com o esvaziamento da Associação, criada na década de 1980. Atualmente, uma equipe foi definida para analisar a possibilidade de construção/reforma do espaço.

DSC09275A respeito dos posicionamentos políticos da instituição, o professor Natanael afirmou. “Nós não toleramos racismo, homofobia e qualquer coisa que atinja a dignidade da pessoa humana. Queremos trabalhar com gente, não importa o que a pessoa pense, desde que respeite as diferenças. Posto isso, vamos nos dar as mãos e vamos construir uma associação de docente coesa, colaboracionista, com seriedade, com transparência”.

DSC09293

Entre as muitas falas da noite, e em meio ao sentimento de luta e alegria, a professora e primeira vice-presidente da entidade, Vera Borges, abriu seu discurso enfocando a necessidade de um espaço voltado para os professores “Precisamos construir uma agenda cultural que envolva os professores para além de atividades sociais, mas que também vise o bem-estar e saúde, realizando palestras, aulas, e até mesmo acupuntura, atividades voltadas para a classe”.

A diretoria eleita, para o mandato de três anos, está assim constituída:
Presidente: Prof. Antônio Natanael Sarmento;
Primeiro vice-presidente: Profa. Vera Borges de Sá;