Alunos participam do Voluntariado Universitário Unicap (VOU) em Olinda

Para muitos alunos da Unicap e outros universitários, 2019 começou com muito trabalho…. e trabalho voluntário! Desde o dia 13 de janeiro, doze jovens participam do Programa de Voluntariado Universitário Unicap – VOU na comunidade de Passarinho, em Olinda. Brincadeiras, recreação, atividades e oficinas, no período da manhã e da tarde, para cerca de 60 crianças em situação de vulnerabilidade.

Como preparação, os voluntários participaram de um workshop de criação e aplicação de jogos lúdicos e educativos facilitado pela Prof. Edvirges Ruiz, do curso de Psicologia. Nesse dia, os participantes criaram jogos e brincadeiras que, além de divertir, ajudam as crianças a desenvolverem conhecimentos matemáticos e linguísticos, além de raciocínio lógico, coordenação motora e trabalho em equipe.

Segundo João Elton, colaborador do Instituto Humanitas Unicap e coordenador do VOU, “a experiência promove uma troca de saberes entre os voluntários e a comunidade. Os universitários fazem a experiência de convivência em comunidade, realizam tarefas e fazem partilhas que os ajudam a ter consciência de suas habilidades e assim melhor construir o seu projeto de vida, levando em consideração os seus próprios sonhos, mas também a sua responsabilidade pela construção de um mundo melhor”.