Abertas inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais

Estão abertas até o dia 20 de abril as inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais, com área de concentração em Desenvolvimento de Processos Ambientais e linhas de pesquisa: Informática, Modelagem e Otimização de Processos e Biotecnologia e Meio Ambiente.

Estão sendo oferecidas 11 vagas destinadas a portadores de diplomas de graduação em nível superior em Engenharia Química, Química, Engenharia Ambiental, Ciências da Computação, Biologia, Farmácia, Agronomia, Química Industrial, Ciências Ambientais e áreas afins, outorgados por Instituições de Ensino Superior e reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação. Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único.

A pré-inscrição é no sistema on-line, endereço: www.unicap.br/pos-graduacao/mestrado. É preciso entregar os documentos abaixo relacionados na Secretaria da Pró-reitoria Acadêmica, térreo do Bloco G4 do campus da Unicap, sala 003, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h às 17h:

1. Ficha de inscrição (fornecida pela Unicap), devidamente preenchida e documentada;
  2. Cópia do diploma, devidamente registrado em órgão competente (apresentar original), ou certificado de conclusão da graduação, ou declaração de que estará concluindo o último período da graduação em 2009.2 (cópia do diploma devidamente registrado deverá ser entregue à Secretaria até a matrícula);
  3. Cópias do RG e CPF (apresentar originais);
  4.   Cópia da certidão de nascimento/casamento ou certidão com averbação de divórcio (apresentar original);
  5. Cópia do título de eleitor com comprovante da última eleição (apresentar original);
  6. Cópia da carteira de reservista (apresentar original);
  7. Cópia do histórico escolar (apresentar original);
  8. Duas fotos 3 x 4 coloridas e recentes;
  9. Duas cartas de recomendação, conforme modelo no “site”;
  10. Requerimento justificando o interesse pelo curso e a intenção pela linha de pesquisa;
  11. curriculum vitae documentado, conforme modelo no “site”;
  12. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 185,00 (cento e oitenta e cinco reais), que após a entrega da documentação, não será devolvida.

A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão designada pelo Colegiado e constará  de uma prova escrita com base na bibliografia indicada no Edital, análise do histórico escolar da graduação e da experiência prévia em pesquisa, avaliação do curriculum vitae e das cartas de recomendação, entrevista com os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a sete na prova escrita e um exame de proficiência de língua estrangeira (inglês), através de teste de compreensão de textos escritos ou apresentação de comprovante de proficiência emitido por instituição credenciada. Esse exame é classificatório, não sendo eliminatório.

Ao candidato que não tiver obtido nota igual ou superior a sete no exame de proficiência de língua estrangeira na seleção, será dada uma nova oportunidade até seis meses após o período de seleção; caso seja reprovado, o aluno não terá direito a prosseguir no curso.

A prova de conhecimento será no dia 23 de abril, das 8h30 às 12h30; a prova de língua estrangeira (Inglês) no dia 23 de abril, das 13h30 às 16h30. A entrevista será no dia 23 de abril, das 16h30 às 17h30. A divulgação do resultado final será no dia 26 de abril, às 10h, e a matrícula será no dia 26 de abril, a partir das 14h.

Os modelos do curriculum vitae e da carta de recomendação estão estabelecidos no site. Os casos omissos no  Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção, respeitado o Regimento Interno do Curso de Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais (CAPÍTULO VIII, Artigo 43o).  O curso deve ser concluído em, no mínimo, 12 meses e, no máximo, 24 meses, incluindo a apresentação e defesa pública da Dissertação de Mestrado.