Abade do Mosteiro de São Bento faz palestra sobre Gnose na Unicap

Foto de divulgação do site fernandomachado.blog.br

Os alunos e a coordenação do curso de Filosofia da Unicap promoveram, na noite desta terça-feira (20), um encontro-palestra com o Abade do Mosteiro de São Bento, Dom Filipe Silva. A palestra intitulada “A gnose em Clemente de Alexandria” teve início às 18h30 e terminou com um debate entre alunos e o palestrante.

Dom Filipe apresentou para os alunos o assunto da sua dissertação de Mestrado. “Uma curiosidade que alimento desde minha graduação”, afirmou ele, que é graduado em Filosofia e Teologia. A palestra foi dividida em três partes. Na primeira, foi apresentado o significado e a agregação de significados de Gnose e Gnosticismo; na segunda, foi feita a apresentação da cidade natal de Clemente, Alexandria; e na terceira e última parte, a palestrante falou sobre Clemente e seus feitos para a transição dos pensamentos do Gnosticismo para o viés da razão.

“Essas palestras estão programadas para acontecer todas as terças-feiras, sempre buscando alguém do ramo da filosofia com ligações religiosas ou cinematográficas, por exemplo”, explicou o coordenador do curso de Filosofia da Unicap, Danilo Vaz Curado. “A parceria nos traz uma nova visão, uma nova dimensão ao curso”, comentou Arthur Marinho, estudante de Filosofia.

Quem quiser conferir a palestra na íntegra deve acessar o site: www.cursodefilosofiaunicap.wordpress.com