Professor de Teologia da PUC São Paulo realiza Conferência sobre o Salmo 1

A Universidade Católica de Pernambuco promoveu nesta quarta-feira(24), das 17h30 às 19h, no auditório G1 do bloco G, a Conferência sobre o Salmo 1, realizada pelo professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutor em Teologia Bíblica, Matthias Grenzer. O encontro foi organizado pelo coordenador do curso de Teologia, Cláudio Vianney, e reuniu estudantes dos cursos de Filosofia e Teologia.

O evento foi realizado com o objetivo de oferecer ao público uma oportunidade de conhecer com mais profundidade o primeiro Salmo dos 150 que existem. De acordo com Matthias, a proposta foi, justamente, realizar o estudo literário do Salmo I de uma nova maneira. “Estudá-lo como um poema, observando a beleza literária”, resume Matthias.

Matthias é autor de um livro intitulado Salmo 1 – prazer com o ensino de Iahweh, um estudo histórico-literário que, por sua vez, leva o leitor à contemplação das perspectivas teológicas e éticas do Antigo Israel. A conferência levou aos estudantes uma releitura do Salmo I, que os convidou a um mergulho no contexto cultural e histórico.

A contextualização teve como consequência a aquisição de novas perspectivas ideológicas. A finalidade seria chegar a um ponto de análise sobre o que pensa a respeito de Deus e sobre o ser humano, além de perceber a proposta de vida oferecida pelo Salmo 1.