A importância do curso de Matemática foi ressaltada durante oficina

O que é Matemática? Para que serve? Por que estudá-la? As perguntas foram feitas durante a oficina Matemática e Educação, coordenada por estudantes do 7º período do curso da Universidade Católica de Pernambuco. O encontro fez parte da programação do penúltimo dia da 4ª edição do Católica In, que promoveu oficinas nas áreas do Centro de Ciências e Tecnologia, e contou com a participação de alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas.

Renato Oliveira, Lúcio Flávio, Kleivson Ricardo e João Gustavo dialogaram com os participantes, buscando ampliar a visão dos alunos sobre a Matemática. Com exceção de Renato, que participa pela primeira vez, os outros já ministraram a oficina no ano passado e aprovam a iniciativa da Universidade Católica de Pernambuco. “O evento é bem focado. Para os estudantes visitantes, disponibiliza o contato com pessoas que já atuam na área. Com isso, eles passam a saber mais sobre o curso e o mercado de trabalho”, enfatizou Kleivson.

Já para responder ao questionamento, um dos estudantes se posicionou. “Tudo só é verdade quando a Matemática consegue comprovar. Ela é uma ferramenta de muitas profissões, como Engenharia Civil e Ciências Contábeis.”

Para apresentar aos visitantes novas informações sobre o curso, os universitários exploraram o âmbito da tecnologia. Eles focaram no assunto sobre a matemática no computador, utilizando como exemplos programas utilizados para comprovar os resultados dos exercícios ou que deve mostrar o caminho exato a ser seguido para obter a mesma conclusão. Gráficos foram ilustrados para os alunos através do software Winplot. No momento, eles demonstraram como a falta de atenção ao trocar um sinal positivo pelo negativo pode chegar ao resultado errado.

Durante o encontro, o coordenador Vicente Francisco e o professor Severino Barros Melo também conversaram com os futuros universitários. Desde 1987, o docente faz parte do núcleo de educadores da Católica. Ao falar com os alunos, ele demonstrou a satisfação ao se deparar com o interesse dos participantes pelo curso. “Só existe um caminho para obter o crescimento pessoal: o conhecimento. A coisa mais importante é o interesse. A iniciativa do Católica In é interessante por permitir aos alunos conhecer a estrutura e o funcionamento de uma universidade”, ressaltou Severino.

Em dúvida sobre qual caminho profissional seguir, as alunas do Colégio Cícero Dias, Bárbara Damasceno, Rayane Sâmara, Joanna Alves e Paloma França, participaram da oficina em busca de novas informações. Elas não sabem qual profissão escolher. No entanto, já estão decididas na área: exatas.

Matemática ou Química? A dúvida é do aluno Tamyslano Tallhys da Escola de Referência Padre Nércio Rodrigues. “Se Deus quiser, vou fazer minha faculdade. Vim participar para conhecer como é um ensino superior”, afirmou.

A aluna da mesma instituição de ensino, Vanessa Azevedo, já é apaixonada por matemática. A indecisão é só em qual área vai atuar. De acordo com ela, a oficina me ofereceu um conhecimento mais amplo sobre o curso.