A abertura do Congresso Educação Jesuíta em clima de festa
|Nesta terça-feira (12) começou o Congresso Educação Jesuíta – Brasil, com o tema Rumo as Novas Fronteiras. O evento promovido pela Fundação Fé e Alegria do Brasil (FyA) este ano está sendo sediado na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e vai até o dia 15 de julho.
O credenciamento começou às 16h no 1º andar do bloco G. Às 17h, os congressistas tiveram a oportunidade de ver uma apresentação do grupo de afoxé Raízes do Baobá, da comunidade do Alto de Santa Terezinha, Zona Norte do Recife,k que atua há 10 anos. Em seguida o grupo de dança do Fé e Alegria do Brasil, coordenado pela professora Thiemy Hatori encantou a todos com o maracatu e com a ciranda. A platéia dançou com o grupo animando mais a festa no hall do bloco G.
Rita dos Santos e Jaciara Nassau vieram de Minas Gerais. Disseram que era a primeira vez que assistiam a uma apresentação de maracatu, antes só tinham visto pela TV. “Achei maravilhoso, contagiante e muito lindo”, contou Jaciara. As amigas Joyce Ewald e Julianne Leite que vieram de Vitória do Espírito Santos gostaram tanto do batuque do maracatu que não resistiram e foram dançar junto ao grupo.
Após a acolhida dos congressistas com as apresentações dos grupos de dança, às 18h todos foram para o auditório G1 do bloco G, onde foram recebidos pelos jesuítas José Maria – que tocou violão – e Felipe Soriano que cantou junto com o público a música Suave Luz de Nando Cordel, em uma celebração ecumênica.
José Maria contou que a proposta de oração do congresso tem três eixos: Esperança, desafio e compromisso. “O 1º dia vamos falar sobre esperança que vem de ‘esperar’. O tempo que nós estamos aqui é que marca toda uma história”, concluiu. A psicóloga Rosália Albuquerque também falou sobre a esperança, explicando que em relação ao tema do congresso, serve para abrir fronteiras, “é uma abertura de horizontes, uma troca com o outro”. Em seguida os congressistas deram as mãos para recitarem o poema Mão Dadas, de Carlos Drummond de Andrade e cantaram junto a música Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores, do cantor Zé Ramalho.