Unicap simula evacuação de prédio em exercício preventivo de segurança

A Universidade Católica de Pernambuco realizou, na tarde desta quinta-feira (18), um exercício de evacuação do prédio da Reitoria (bloco R). A simulação foi planejada pelo serviço de Segurança do Trabalho da Unicap e contou com a participação da equipe de bombeiros civis da instituição, além de 20 brigadistas, todos funcionários da Católica, que foram treinados previamente e ajudaram na condução do exercício. O treinamento inicial teve carga horária de 16 horas. No total, a Católica conta com 78 brigadistas.

A operação de hoje (18) teve monitoramento e avaliação de um representante do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, sargento Josias Neves. A simulação também envolveu os colaboradores das empresas terceirizadas. A atividade começou reunindo, no auditório G1, todos os colaboradores que trabalham nos diversos setores localizados no edifício.

Inicialmente, eles foram acolhidos pelo Pró-reitor Administrativo, Márcio Waked, e pela gerente de Recursos Humanos, Karla Theonilla. Eles explicaram a importância do exercício destacando a preocupação da Universidade com a segurança de quem circula no campus. “A mesa diretora deliberou que a segurança é uma prioridade máxima da Universidade”, disse Waked.

Na sequência, a bombeira civil e consultora da JN Resgate (empresa que prestou consultoria no planejamento e execução do exercício), Laudiceia Souza, explicou os procedimentos de segurança que todos deveriam adotar em caso de emergência e que seriam testados na simulação. “É preciso se preocupar antes que a emergência aconteça”, disse ela ressaltando que a Unicap é uma Instituição de Ensino Superior pioneira nesse tipo de prevenção em Pernambuco.

Após as explicações, todos voltaram para os seus locais de trabalho. Enquanto isso, colaboradores brigadistas com buzinas, megafones e apitos foram posicionados em locais estratégicos do prédio. Em uma das salas, foi instalada uma máquina de gelo seco (como as usadas em casas noturnas). A fumaça perfumada simulava uma curto-circuito. Ao disparo do sinal sonoro, todos deveriam evacuar o local. As rotas de fuga já estavam devidamente sinalizadas. Todos foram orientados a como deixar o prédio em segurança e se dirigirem ao ponto de encontro localizado na Rua do Lazer (entre os blocos R, A, B e D).

A evacuação envolvendo 120 pessoas distribuídas em três andares durou exatos três minutos e oito segundos. “O tempo foi muito bom, levando em conta que este foi o primeiro exercício. O engajamento e a seriedade com que vocês fizeram o exercício foi determinante para o resultado. A Unicap está de parabéns”, disse o sargento Josias. “Vamos ampliar esse tipo de exercício para os outros blocos da Universidade, envolvendo alunos e professores”, destacou a gerente de Segurança do Trabalho da Universidade, Amanda Nascimento.