Unicap apresenta novos projetos em Jornada Comunitária

A mesa diretora da Unicap se reuniu com professores e funcionários para falar sobre os novos projetos que estão sendo desenvolvidos. A explanação fez parte da programação da 5ª Jornada Unicap Comunitária, que tem como tema Inovação com Impacto Socioambiental. O Reitor, Padre Pedro Rubens, deu início aos trabalhos falando sobre os novos polos universitários criados em parceria com outras IES em Fortaleza, Quixadá (CE), Caruaru e João Pessoa. “Não se trata de um passo expansionista com lógica de mercado, mas um deslocamento da Universidade com um novo tipo de visão e inovação”, disse Padre Pedro explicando também o projeto Unicap Virtual, que envolve ações de Educação à Distância.

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profª Drª Valdenice José Raimundo, revelou alguns cursos dos novos polos que já estão com inscrições abertas ou prestes a serem iniciados. No Polo Santo Inácio, em parceria com a Unicatólica (Quixadá) haverá o mestrado interinstitucional (Minter) em Ciências da Linguagem e o doutorado interinstitucional em Direito (Dinter); além das especializações em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica; Tanatologia; Indústrias Criativas; Inovações Educacionais; Juventudes: Transição e Construção do Futuro; e o de extensão sobre História de Israel. Em Caruaru, haverá as especializações em História do Nordeste; Gerontologia; Gestão e Controle de Áreas Contaminadas por Resíduos Sólidos; Projeto de Construção de Rodovia; e os MBAs em Gestão de Negócios, Gestão de Projetos, Finanças e Controladoria, além dos minters em Psicologia e Direito.
Em João Pessoa, um dos projetos da Unicap é o da instalação do Instituto Humanitas Paraíba. O IHU-PB vai funcionar numa casa de formação jesuíta no bairro dos Ipês com 3.500 metros quadrados e 2.600 m2 de área construída. O Pró-reitor Comunitário da Unicap e coordenador do IHU, Padre Lúcio Flávio, destacou as ações. “No ensino, estamos programando cursos de graduação, pós-graduação; na pesquisa, grupos de estudos; e na extensão, prestação de serviço nas áreas de saúde, educação, cultura, social, esportes e religião. Padre Lúcio falou também da Casa dos Direitos, projeto em parceria com a Cáritas de acolhimento a refugiados que já recebeu 102 venezuelanos no final do ano passado. Vários setores da Unicap estão envolvidos na prestação de serviço e de cursos que facilitem a integração deles ao Brasil.
Já o Pró-reitor de Graduação e Extensão, Prof. Dr. Degislando Nóbrega, falou sobre as iniciativas de inovação nas práticas metodológicas e pedagógicas da Unicap a exemplo do projeto Google for Education. “É mais que uma simples ferramenta, representa uma mudança de cultura”, disse ele afirmando que a parceria com a empresa Safe Tec “dialoga” com itens do planejamento estratégico da Universidade que, entre outros itens, prevê a “readequação dos espaços de aprendizagem”. O Pró-reitor explicou que o projeto contará com cinco salas piloto em cada um dos centros acadêmicos “a partir das quais vai se irradiar o know-how e a cultura de inovação no processo de ensino-aprendizagem”.
A inovação também foi o tema que permeou a participação do Pró-reitor Acadêmico, Prof. Msc. Márcio Waked,  que tratou do novo L.I.C.E.U, o Laboratório de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo da Unicap. O prédio histórico será recuperado a partir de projetos que estão em fase de captação de recursos. “Estamos trabalhando com a participação de várias frentes da Universidade como o IHU, Combogó (Agência do curso de Jogos Digitais), Mestrado em Indústrias Criativas, núcleo EaD que integram a essência do LICEU e que pretende ser a nossa principal ferramenta para colocar em prática a nossa inovação social”. Márcio que afirmou também que o LICEU quer “ser uma referência para o empreendedor e gestor que  deseja se preparar para uma gestão inovadora de seu negócio”.
Em outra participação, a professora Valdenice explicou a comunidade acadêmica as reformas no bloco G4, onde vão funcionar as novas instalações da Católica Business School e da Coordenação Geral de Pesquisa. “O terceiro andar contará com modernização das salas de aula, do salão receptivo e auditório inspirado no conceito de co-working”. Ela disse ainda que os ambientes poderão ser usados por toda a pós-graduação. No 6º andar, funcionará a Coordenação Geral de Pesquisa, assessoria, Pibic e Comitê de Ética.
O encerramento veio com outra boa notícia dada por Padre Pedro. O conjunto de prédios do antigo Colégio Nóbrega passará a fazer parte do patrimônio da Universidade. E lá vai funcionar o chamado Campus Nóbrega, com a instalação futura da Escola de Ciências e Saúde da Unicap. A expectativa é de que laboratórios, salas de aulas e demais ambientes dos cursos da área de Saúde sejam montados na edificação histórica.