Inscrições abertas para o curso de curta duração em Liderança Pública

A crise econômica que atinge o País já há alguns anos tem provocado mudanças nos modelos de gestão das organizações. Para enfrentar os novos desafios, a qualificação contínua tem sido uma exigência cada vez maior e inadiável. Diante deste contexto, a Católica Business School e o Instituto da Gestão (INTG) firmaram uma parceria para oferecer o curso de curta duração em Liderança Pública. As aulas serão realizadas entre os meses de abril e outubro.

O público-alvo é formado por servidores, gestores públicos e assessores parlamentares. Podem se inscrever profissionais de nível superior de quaisquer áreas, com diplomas válidos no Brasil. Entre os objetivos do curso está o de oferecer conhecimento teórico e prático, visando capacitar profissionais para atuar como líderes públicos ou assessorá-los, estimulando uma melhor compreensão das organizações públicas. O projeto pedagógico busca ampliar a capacidade dos participantes em identificar problemas e construir soluções por meio da gestão estratégica e desenvolvimento de equipes.

A grade curricular está organizada em quatro módulos. O primeiro é o de Contextualização e Fundamentação Conceitual que terá como disciplinas a Visão Psicossocial da Organização; Visão Estratégica da Liderança; Liderança Pública no Mundo do Poder Compartilhado; e Decisões e Desafios da Formulação e Implantação de Políticas Públicas.

O segundo módulo é o de Gestão de Equipes que abordará nas aulas a Gestão de Pessoas no Setor Público; o Desafio do Foco; Administração de Conflitos e Gestão por Acordos; e o Reconhecimento com Prática Estruturadora da Gestão de Equipes. Liderança Focada na Sociedade é o nome do terceiro módulo. Entre as disciplinas estão O Papel da Liderança na Comunicação com a Sociedade; a Responsabilidade Social & Sustentabilidade na Gestão Pública; Representação e Enfrentamento de Contradições; além da Gestão de Imagem e de Crises.

Os alunos vão conhecer no último módulo as Ferramentas de Gestão Estratégica por meio de Políticas Públicas e Estratégia; Avaliação de Políticas, Programas e Projetos; Gestão da Mudança; e Gestão da Inovação.

A aula inaugural, prevista para 17 de abril, vai traçar um mapeamento de expectativas e pactuação dos acordos de trabalho. O curso programou também atividades complementares como avaliação do perfil de liderança; pesquisa de gestão de pessoas no setor público; e a realização de coaching coletivo.

Um dos professores é o consultor Francisco Cunha. Ele falou sobre o curso durante entrevista à TVJC, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.

O horário das aulas vai ser das 18h30 às 21h30, às quartas e quintas-feiras. Outras informações podem ser obtidas pelo fone 2119-4242 ou pelo site www.unicap.br/extensao.