IHU promoveu caminhada comemorativa aos 75 anos da Universidade Católica de Pernambuco

Com informações do professor Artur Peregrino

O Instituto Humanitas Unicap celebrou o aniversário de 75 anos da Universidade promovendo uma caminhada. A programação começou às 8h na Capela com um momento de oração conduzido pelo Reitor Padre Pedro Rubens seguido de um toque de capoeira do lado de fora. A iniciativa teve a participação de aproximadamente 100 pessoas entre alunos, professores e funcionários.

O destino era o Alto da Sé, em Olinda. O grupo fez pequenas paradas ao longo do percurso. A primeira foi na Igreja de Piedade, na Rua do Lima, bairro de Santo Amaro, onde o Padre Caetano Pereira fez uma acolhida.

“Seguimos a caminhada para Olinda com uma parada no Varadouro, no Mercado Eufrásio Barbosa. Lá tivemos um momento de reflexão sobre a vida do santo chileno Alberto Hurtado”, disse o professor Artur Peregrino, um dos organizadores. Ele contou ainda que o restante do caminho teve a companhia do boneco gigante de Dom Helder Camara.

A chegada na Igreja da Sé se deu por volta do meio dia. Houve o sorteio de uma bicicleta nova. O almoço festivo aconteceu no Convento de São Francisco sob a animação dos jesuítas João Elton, Padre André Araújo e Padre Clóvis Cabral. Estiveram presentes o diretor do Centro de Ciências Sociais, Prof. Silas Pacheco; o Pró-reitor Administrativo, Márcio Waked; e a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Valdenice José Raimundo.

“A caminhada, por sua vez, é uma experiência que resgata a existência humana, trazendo equilíbrio, discernimento para melhor viver, além de possibilitar conhecer novas pessoas, novos lugares, integrar-se mais consigo, com os outros e com o transcendente. É uma possibilidade de ordenar os sentimentos”, destacou Artur. A caminhada entre a Unicap e o Alto da Sé acontece há mais de 10 anos.