Alunos de Engenharia Civil conhecem a JBR Engenharia

Foto: Carolina Nogueira
Professor Antônio Flávio

Na manhã de sexta-feira (20) os alunos do 1° período do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambuco tiveram uma aula diferente. A convite do coordenador do curso, professor Antônio Flávio, os estudantes tiveram a chance de conhecer a JBR Engenharia – empresa com 18 anos de atuação em engenharia consultiva e vencedora do Prêmio Cultural de Projetos de Arquitetura em Pernambuco. A ideia é que a visita sirva como “guia esclarecedor” sobre os ramos da profissão no mercado de trabalho.

Os futuros engenheiros foram recebidos por uma das gerentes da empresa e ex-aluna da Católica, Mônica Muniz, que ficou responsável por fazer um panorama sobre o perfil da JBR. Durante a apresentação, Mônica destacou a importância da visita para a formação dos alunos. “Muitos profissionais que trabalham aqui foram alunos da Unicap e conheceram a gente (empresa) a partir dessa visita que vocês estão fazendo hoje. Aproveitem a oportunidade”, destacou.

“Essa empresa está preocupada com a técnica, com o meio ambiente e com o social”. A afirmação foi do coordenador do curso de Engenharia Civil da Católica, professor Antônio Flávio, que sempre promove esse tipo de passeio para os estudantes como complemento do conteúdo adquirido em sala de aula. “Nos primeiros períodos do curso tem muita disciplina teórica, por isso eu acho importante promover essa visita logo no começo para estimular os alunos”, completou o professor.

Diretoria, setor de compras, produção, salas de reuniões, tecnologia da informação, gerências e o setor comercial. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e conversar com vários profissionais da JBR, entre eles a engenheira civil formada em 2001 pela Unicap, Maria do Carmo, 33, que acompanhou boa parte das explicações feitas para os alunos. “Meu primeiro estágio foi aqui e estou aqui até hoje. Por isso faço questão de dizer que estagiar é fundamental, porque você ganha mais uma oportunidade de juntar a teoria com a prática”, explicou.

Aluno do 1º período Rafael Viana

Rafael Viana, 28, é aluno do 1° período do curso de Engenharia Civil da Católica, e garante que agora passará a assistir às aulas na Universidade com um direcionamento diferente. “Esse momento que tivemos hoje abriu a minha cabeça para muita coisa. Não decidi a área que quero seguir, mas ganhei mais estímulo para escolher bem o setor que quero atuar”, disse.

Aluna do 1º período Mayara Ramos

Já Mayara Ramos, 18, que também é aluna do 1º período de Engenharia Civil da Unicap, aproveitou a visita para conversar com os profissionais da área. “Esse é um momento de interação, de conhecimento. Achei muito válida a oportunidade de trocar ideias com as pessoas que já vivenciam diariamente o ramo profissional que nós estudantes queremos seguir”, concluiu.