Liceu Nóbrega conquista ótimos resultados nos Indicadores de Desempenho de Educação

Professores, alunos e funcionários do Liceu Nóbrega estão comemorando os ótimos resultados obtidos no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco. O Saepe mede o índice de proficiência em Português e Matemática. Em comparação com as 85 unidades de ensino que formam a Gerência Regional de Educação (GRE Recife Norte), o Liceu ficou em primeiro lugar no Ensino Fundamental e conquistou o segundo lugar no Ensino Médio.

Os números colocam o Liceu Nóbrega a frente das médias de Pernambuco e da GRE – Recife Norte. Veja na tabela abaixo. Os dados foram fornecidos pela direção do Liceu.

ÍNDICES DE PROFICIÊNCIA- 2017

Pernambuco GRE Norte Liceu Área Nível

242,2 239,8 273,2 Português Ensino Fund.
241,7 237,6 266,8 Matemática Ensino Fund.
277,7 279,0 289,9 Português Ens. Médio
279,8 275,0 288,8 Matemática Ensino Fund.

A composição do resultado leva em consideração outros índices, a exemplo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe). Neste indicador, o Liceu ficou em primeiro lugar na GRE Recife Norte com média de 5,17. O Idepe avalia diversos parâmetros como a participação dos pais nas reuniões da escola, frequências de alunos e professores, além de mecanismos de avaliações internas.

De acordo com a diretora do Liceu Nóbrega, Zélia Correia, o envolvimentos dos alunos também contribuiu bastante para o resultado. Somente no Ensino Fundamental, o comparecimento foi de 96%. “Quando a escola chega neste patamar, os professores recebem um bônus financeiro”, explicou ela ao se referir ao Bônus de Desempenho Educacional (BDE).
Quem também chama a atenção para a contribuição do corpo docente nesta conquista do Liceu Nóbrega é a vice-diretora Betânia Cordeiro. “A restruturação do corpo docente com a fixação de professores, além das intervenções extraclasses ajudou bastante. É o caso da nossa  feira de projetos que é um incentivo à pesquisa”.
Ainda de acordo com dados apresentados pela direção do Liceu, o Índice de Aprovação Geral da Escola foi de 91,18% no ano de 2017, sendo o Ensino Fundamental com 91,5% de aprovados e o Ensino Médio de 90%. A qualidade do Liceu se comprova também em dados do Vestibular: dos 155 inscritos, 82 foram aprovados em processos seletivos de Instituições de Ensino Superior.