Professora de Direito eleita para o comitê executivo da Sociedade Mundial de Vitimologia

O Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Católica de Pernambuco obteve mais uma prova de reconhecimento internacional de sua excelência acadêmica. A Profª Drª Fernanda Rosenblatt, que leciona na graduação em Direito, foi eleita membro do comitê executivo da Sociedade Mundial de Vitimologia.

“O objetivo principal da sociedade é desenvolver, internacionalmente, as atividades de pesquisa e as práticas no campo da vitimologia, principalmente na área de direitos das vítimas de crime”, explica Fernanda. The World Society of Victimology foi fundada em 1979 e está sediada na Alemanha.

A última vez que o Brasil teve representante neste comitê foi na década de 1980, quando a Prof.ª Drª Ester Kosovski chegou a ocupar a vice-presidência da entidade. Hoje ela é professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

De acordo com Fernanda, a eleição dos novos membros do comitê contou com votos de 192 integrantes. A professora da Unicap concorreu com pesquisadores de todo o mundo. Apenas seis candidatos foram escolhidos. Fernanda é a única sul-americana a compor a equipe.

Uma das atribuições desse comitê é atuar na organização do Simpósio Internacional de Vitimologia, que ocorre a cada três anos, e em 2018 vai acontecer em Hong Kong, entre os dias 10 e 14 de junho.

Ainda de acordo com Fernanda, esta associação acadêmica-científica estabelece contatos e políticas no campo da vitimologia. O trabalho desenvolvido pela World Society of Victimology tem o reconhecimento da Organização das Nações Unidas. “Temos uma cadeira na Comissão sobre Prevenção do Crime e Justiça Penal da ONU. Somos uma voz que influencia políticas sobre os direitos das vítimas de crimes, além de mantermos diálogos com outras ONGs que atuam na defesa dessas vítimas de crime”, ressaltou Fernanda.