Pesquisa do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais da Católica será patenteada

Valdemir, Leonardo e Galba

O Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais da Unicap depositou patente fruto de uma pesquisa elaborada pelo aluno Leonardo Bandeira dos Santos. O trabalho intitulado Desenvolvimento de um Flotador por Ar Dissolvido de Coluna com Estágios para Tratamento de Águas Oleosas foi orientado pelo Prof. Dr. Valdemir Alexandre dos Santos e teve como co-orientadora a Profª. Drª Leonie Asfora Sarubbo.

A flotação é uma operação que ajuda a decantação de resíduos melhorando a qualidade do tratamento do efluente (restos de materiais liberados pela atividade industrial) que será devolvido ao ambiente. Esse procedimento já é conhecido nas usinas e utiliza várias colunas (uma complexa rede de tubulações que alimenta um tanque de formato cilíndrico). Jatos de ar que provocam microbolhas agem na separação das substâncias efluentes da água. Esse procedimento é repetido várias vezes em colunas diferentes.

“O que estamos propondo é a fragmentação desses estágios na mesma coluna de flotação”, explicou Leonardo. É justamente aí que está a inovação. A descoberta possibilita a redução no números de bombas de ar comprimido para apenas uma, a diminuição na quantidade de compressores e no consumo de energia elétrica. “Se há menos equipamento envolvido, diminuem também os riscos de acidente de quem manuseia”, completou Leonardo.

A ideia chamou a atenção do Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (Iati). A entidade sem fins lucrativos firmou uma parceria com a Epasa Centrais Elétricas da Paraíba que viabilizou a execução do projeto a partir de financiamento do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“Desenvolvi a pesquisa a partir dos efluentes coletados na Epasa, que é indústria termelétrica, mas pode ser usado em qualquer tipo de indústria”, ressaltou Leonardo que defendeu a dissertação na tarde desta terça-feira (27).

O projeto de Leonardo também chamou a atenção do professor Valdemir Alexandre desde a seleção (há dois anos), tanto que ele foi buscar financiamento na Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco e conseguiu. O então mestrando, que é ex-aluno do curso de Engenharia Química da Unicap, tornou-se bolsista Facepe com dedicação exclusiva ao mestrado.

Leonardo conta que a decisão de voltar a estudar na Unicap foi motivada pela vontade de buscar uma especialização. Durante dez anos, ele trabalhou no setor sucroalcooleiro em Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Norte  e também no polo gesseiro do Araripe. Antes de entrar no Mestrado da Católica era o responsável pela área química do laboratório de gesso do Centro Tecnológico do Araripe (Itep), onde atuou por oito anos.

“Tive uma experiência excelente aqui no programa de pós-graduação em Desenvolvimento de Processo Ambientais da Católica. Ter a chance de criar uma operação unitária que traga benefícios para o meio ambiente é maravilhoso”, avaliou Leonardo que já vai aprofundar a pesquisa no doutorado. Ele foi selecionado em primeiro lugar na Renorbio, que tem a Unicap como centro de pesquisa.

Resultado bastante comemorado pela coordenadora do Mestrado, Profª Drª Galba Takaki. “A primeira patente depositada pelo PPGDPA abre um espaço importante de interação entre a indústria e a academia. A partir disso é possível desenvolver novas parcerias e relacionamentos”.