Superior Geral dos Jesuítas chega a Pernambuco e recebe boas-vindas em paróquia de Olinda

Fotos: Adelson Alves

O Superior Geral dos Jesuítas, Padre Arturo Sosa, chegou a Pernambuco na tarde desta segunda-feira (23) e já no começo da noite participou de um encontro seguido de missa na Paróquia Sagrado Coração, no bairro de Águas Compridas, em Olinda. O encontro reuniu todos os integrantes da comunidade jesuíta da Universidade Católica de Pernambuco, além do Assistente da América Latina, Padre Claudio Paul; do Provincial dos Jesuítas no Brasil, Padre João Renato Eidt; e do Superior da Plataforma Nordeste 2, Padre João Alexandre Souza.

A conversa aconteceu no salão da Fundação Fé e Alegria e girou em torno de alguns temas de destaque da 36ª Congregação Geral da Companhia de Jesus, entre eles a Reconciliação do Homem com Deus, com o outro e com a Natureza. Padre Arturo também destacou a unidade indissolúvel entre a vida e a missão jesuíta e a obediência com discernimento a partir da eucaristia celebrada em comunidade. A 36ª Congregação Geral aconteceu ano passado e marcou a eleição de Padre Arturo para a função de Superior Geral. Venezuelano, Padre Arturo é o primeiro não-europeu a ocupar o cargo.

Entre os jesuítas presentes no encontro estava o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens. Ele chamou a atenção para a conexão entre os assuntos tratados na 36ª e 34ª Congregação discutidos nesta noite (23). “Outro aspecto marcante foi retomar o tema da Fé e da Justiça juntamente com a Reconciliação. Esses três temas estão conectados. Há muitas situações de conflito no mundo inteiro, conflitos com as pessoas, familiares, da sociedade, violência entre países. Essas situações de conflito é que puxaram o tema da Reconciliação. Então está ligado à defesa da Fé e à promoção da Justiça. Mas percebe-se que a Justiça e a Fé só vão avançar na medida que a gente consiga essa ponte: reconciliar pessoas e situações”.

Logo depois do encontro, os jesuítas se juntaram aos moradores do bairro para celebrar a missa. E além da visita do Superior, havia um outro motivo especial para comemorar. A paróquia Sagrado Coração celebrou ontem (22) 15 anos. A missa foi presidida pelo Padre Claudio Paul. Também co-celebraram o pároco de Águas Compridas, Padre Andrade; e o Vigário Episcopal de Olinda, Monsenhor José Albérico Bezerra de Almeida.

A Igreja estava lotada. Gente que veio de cada um dos 15 bairros que formam a paróquia administrada pelos Jesuítas para celebrar e louvar. “Para nós é uma alegria imensa receber aquele que de fato está à frente de todos os trabalhos da nossa comunidade jesuíta. É uma honra muito grande recebê-lo. A vinda dele ratifica toda essa alegria. Nós crescemos nesse sentimento jesuíta que nos alegra na animação tanto litúrgica quanto missionária”, disse o técnico em informática Walax Jorge de Moura. Sentimento compartilhado também pelo estudante de Fisioterapia Anderson Marques de Oliveira. “Há 15 anos nós caminhamos com os jesuítas. É uma grande alegria acolher o Superior Geral. É um momento de confraternização”.