Cinema São Luiz é palco da Mostra comemorativa aos 10 anos da Especialização em Estudos Cinematográficos da Católica

O Cinema São Luiz foi palco da Mostra Estudos Cinematográficos da Universidade Católica de Pernambuco, na noite da segunda-feira, dia 10. A mostra, que teve entrada franca, fez parte das comemorações dos 10 anos da Especialização em Estudos Cinematográficos da Católica. Professores, funcionários, alunos e o público prestigiaram a exibição comemorativa.

Foram exibidos 13 filmes realizados por alunos das duas últimas turmas do curso. Alguns com experiência em cinema e outros que fizeram filme pela primeira vez. Acompanhe a lista:

• “Quarto para Alugar”, dirigido por Matheus Farias e Enock Carvalho;
  • “Teoria dos Nós” de Priscila Urpia e Ricardo Costa;
  • “O Tempo da Vida” de Dan Ortega;
  • “Arretadas” de Synara Veras;
  • “Eles Não Estão Lá” de Erickson Marinho;
  • “Voltarei” de Roberto Alves;
  • “Resposta” de Pedro Ivo;
  • “Caldeirão” de Carol Vergolino;
  • “A Dança de Júlia” de Igor Lopes;
  • “O Diário de Sharon” de Silvana Guimarães;
  • “Vida Que Segue” de Carla Marinho;
  • “Nouvelle Vlog” de Clarissa Ribeiro;
  • “Victor vai ao Cinema”, com direção de Albert Tenório.

Segundo o idealizador do curso, professor Alexandre Figueirôa, a Especialização em Estudos Cinematográficos surgiu em um momento em que havia no Recife uma crescente demanda por espaços para debater, discutir cinema.”Já havia cineclubes que cumpriam esse papel, mas atingiam, sobretudo, o público de graduação das universidades, tanto na Católica, com o Revezes , quanto na UFPE, que tinha o Barra Vento.”

Figueirôa falou sobre a iniciativa de criar o curso. “Eu sentia que seria importante criar um curso que pudesse atender os cinéfilos, que atendesse estudantes de comunicação. Muita gente fazia Jornalismo, porque queria fazer cinema, tinha um pessoal que trabalhava com cinema, com produção, direção de arte, e que queria aprofundar o conhecimento de História do Cinema, de Estética, de discutir questões relacionadas com arte cinematográfica. Por isso, eu criei um curso teórico, um espaço de reflexão, de análise de filmes, de crítica, enfim. Tem muita gente da área de História, Psicologia e Ciências Sociais que faz pesquisa sobre cinema e a recepção dos filmes, como também usa o cinema em sala de aula. Então, você tinha uma demanda e percebi que ela existia e, por isso, o curso foi criado.”

Com o passar do tempo, a especialização foi sendo aprimorada e Alexandre Figueirôa sentiu a necessidade de introduzir, ao curso, uma nova disciplina. “Eu senti a necessidade de introduzir a disciplina Realização Fílmica e Linguagem porque percebi que as pessoas gostavam muito de cinema e tinham até alguma base de conhecimento histórico mas não tinham um conhecimento mais minucioso, mais detalhado do que é um Set de Filmagem, do que é um roteiro, qual seria o papel da montagem e que relação isso tem com a linguagem do cinema. Então, foi nesse momento que eu convidei o professor Almir Guilhermino, que passou a fazer parte do quadro de professores.

Hoje, com as possibilidade que existem de equipamento digital, fazer um filme deixou de ser uma coisa de outro mundo. O professor Almir que é muito entusiasmado na realização, estimulou os alunos e eles começaram a fazer filmes, que resultaram exatamente nesta mostra. Uma feliz coincidência desses 10 anos, que o curso está completando, quinta turma seguida e esperamos ter mais, porque a gente sente que o cinema, o audiovisual está cada vez mais presente em tudo o que a gente faz nos dias de hoje.”

Para finalizar, Figueirôa falou do seu sentimento sobre a data. “Estou muito feliz de proporcionar essa oportunidade às pessoas, não somente discutir e pensar, mas também fazerem seus filmes.”

O atual coordenador do curso, Cláudio Bezerra, falou sobre o simbolismo em realizar a mostra no Cinema São Luiz. “O Cinema São Luiz é um templo do cinema, não só pernambucano, mas do cinema brasileiro. Uma das poucas salas construídas para serem uma sala de cinema e é um cinema de rua que ainda continua em atividade. É um espaço que tem sido, digamos assim, a casa do cinema pernambucano.

Então, para a gente que faz a Especialização em Estudos Cinematográficos apresentar esses filmes, realizados como atividade de disciplina, dos alunos do curso, aqui nessa casa é extremamente simbólico e representativo. Esses 10 anos representam uma trajetória consolidada de um curso que consegue agregar pessoas de diversas áreas, como médicos, jornalistas, publicitários, professores, enfim pessoas de diversos campos que têm uma única paixão que é o cinema. A gente criou esse espaço dentro da Unicap e é um espaço reconhecido pela sociedade, onde as pessoas vão discutir, vão ver, escrever, refletir sobre o cinema e esse é o propósito do curso. Um espaço para investir e contribuir para a formação de pesquisadores e críticos do campo do cinema”, concluiu o coordenador Cláudio Bezerra.