Instituto Humanitas promove encontro sobre o Projeto Baque Mulher

O Instituto Humanitas Unicap promoveu, na última sexta-feira (17), um encontro com representantes do Projeto Baque Mulher, do Pina,  para discutir formas de viabilizar parcerias com a Católica.

O encontro aconteceu pela manhã, na sala do Humanitas, e contou com a presença da Profa. Dra. Carolina Valença Ferraz, do curso de Direito, que vê a proposta da Universidade se aproximar do Baque Mulher, como um meio de pensar em interação, com a realização de cursos de extensão ou oficinas envolvendo toda a Universidade. “Isso é um chamamento pra responsabilidade social na nossa comunidade universitária”, afirmou a professora Carolina Ferraz.
Também estiveram presentes as professoras Andrea Trigueiro (Jornalismo) e Valdenice Raimundo (Serviço Social), a irmã Rozário, Carlos Vieira, Maria Eduarda Matos e a Mestra Joana Cavalcante.

Mestra Joana é a líder do Maracatu Baque Mulher. O MBM é um movimento de fortalecimento das mulheres. Elas se reúnem não só para tocar maracatu, mas para falar de igualdade. “A gente reivindica os nossos direitos e a gente luta contra o machismo e toda forma de preconceito”, disse Mestra Joana. A comunidade do Bode, representada pela Mestra, recebeu um convite da Unicap para fazer uma parceria comunidade-universidade. “Queremos que a Unicap abrace os nossos jovens e possa trazê-los para dentro da universidade. A maior base dessa parceria é a educação dos nossos jovens da comunidade. Que a gente consiga, com isso, um novo futuro e uma nova vida para esses jovens da Comunidade do Bode.”

Por: Éber Pimenta e Lorena Lima