Católica realiza curso de extensão em Introdução à Fluidodinâmica Computacional

image1

Sexta-feira (8) foi concluído o curso de extensão Introdução à Fluidodinâmica Computacional (CFD), direcionado a alunos e professores de Engenharia Química. O curso teve um total de 32 horas e foi ministrado pelo Prof. Dr. Hilário Jorge Bezerra, que fez doutorado nesta área.

“Esse curso trabalha com uma técnica que faz parte da Engenharia Química moderna, na qual se trabalha com a simulação de fluidos de qualquer tipo de equipamento. Essa técnica permite que o aluno simule e veja o comportamento do fluido dentro de um tanque, por exemplo, antes de colocar na prática”, explicou o coordenador do curso de Engenharia Química da Unicap, Prof. Wagner Eustáquio Vasconcelos. “Isso faz com que, numa empresa, o futuro engenheiro possa projetar o equipamento, ver o equipamento funcionando no computador, para depois construí-lo, reduzindo assim o erro que possa
ocorrer na construção. Um erro que pode custar até milhões de dólares. Esta técnica vem para dar maior segurança ao projetista e à empresa que está contratando esse engenheiro”, completou. Segundo ele, o sistema estudado neste curso é o mesmo utilizado na fábrica da Fiat, na área de pesquisa de aerodinâmica.

Ainda, segundo Vasconcelos, por conta da grande procura do público, a coordenação de Engenharia Química pretende disponibilizar anualmente este curso de extensão, não só para alunos e professores da Unicap, mas também de outras instituições.