Alunos de Fonoaudiologia da Unicap participam de palestra sobre a atuação da fonoaudiologia na dacanulação em UTI

IMG_20160826_113233650

O alunos do curso de Fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco assistiram, nesta sexta-feira (26), a uma palestra com o tema Atuação da Fonoaudiologia na Decanulação em UTI que faz parte do evento Meeting de Disfagia. O palestrante Avelino Maciel Alves, doutorando em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (UFPE) e fonoaudiólogo da UTI Adulto (HCPE-UFPE) e UTI Geral HAM, fez o relato de um caso de um paciente que obteve sucesso no processo de decanulação (retirada da traqueostomia de um paciente quando ele está em decanulação mecânica prolongada).

IMG_20160826_113258843
Avelino Maciel Alves

“Existe um time reabilitador que seria composto por fonoaudiólogos, fisioterapeutas, médicos e enfermeiros. Essa equipe tem como objetivo maior trazer a respiração fisiológica normal do paciente e cada profissional tem a intervenção junto ao paciente. O fisioterapeuta tira esse paciente da ventilação mecânica e o fonoaudiólogo reabilita esse paciente para que ele possa ter uma deglutição normal, para que ele se alimente pela boca e para que tenha uma respiração fisiológica normal”, explicou o palestrante.