Ministro da Educação participa da 32ª assembleia da Abruc

abertura_abruc
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Social do MEC
Uma das metas mais ambiciosas do Plano Nacional de Educação – PNE prevê a inclusão de pelo menos 33% dos jovens brasileiros na educação superior até 2024. E foi por esse desafio que o ministro da Educação, Mendonça Filho, começou sua fala na abertura da 32ª assembleia da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – ABRUC, na manhã de quinta-feira, 16, em Brasília.
“Consideramos que as (universidades) comunitárias são estrategicamente muito importantes pra que a gente possa ampliar o acesso da nossa população jovem ao ensino superior”, destacou o ministro. De acordo com Mendonça, o trabalho colocado pelo PNE será um norte para a definição das políticas públicas do Ministério da Educação e levará em consideração o papel de todas as instituições de ensino superior existentes no país, incluindo as comunitárias.
O presidente da ABRUC, padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira, afirmou que “a associação compreende 25% das matrículas universitárias do Brasil”. Nesse sentido, segundo ele, alcançar as metas do PNE para garantir a inclusão de cada vez mais jovens brasileiros na educação superior é algo que “implica e instiga” as 66 instituições representadas pela entidade, regidas pela lei 12.881 de 2013.
“Se o nosso ponto de partida é a lei das comunitárias, o nosso horizonte próximo é o Plano Nacional de Educação, que nós sabemos que é tão estimulante como audacioso. O alcance das metas do PNE requer a cooperação de todos os segmentos: público-estatal, privado-particular e o nosso segmento, comunitário”, frisou o padre, que também é reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
O ministro Mendonça reforçou ainda que, como tem feito em sua agenda cotidiana, continuará aberto ao diálogo com todos os setores para o aprimoramento das diversas políticas que perpassam a educação superior. “Quero reiterar àqueles que fazem a representação das universidades comunitárias no Brasil que nós estaremos aqui lado a lado, irmanados, num mesmo propósito, que é a educação de qualidade.”