Pró-reitora Acadêmica participará do 4º Seminário Globo-Intercom 2010

A Pró-reitora Acadêmica da Universidade Católica de Pernambuco e professora do curso de Jornalismo, Aline Grego, está entre os 30 pesquisadores selecionados para participar do 4º Seminário Globo-Intercom 2010, programado para acontecer de 13 a 16 de julho, no Rio de Janeiro. O tema desta edição será Televisão e Juventude no Brasil.

O evento propõe discutir as linguagens televisivas direcionadas para a juventude brasileira, incluindo desde o pré-adolescente aos mais jovens. De acordo com ela, os produtos midiáticos voltados para crianças e adultos possuem uma linguagem mais definida, no entanto, a população jovem é a mais difícil de ser atingida. O debate sobre o conteúdo central do seminário vai permitir a análise de como a mídia trabalha a questão, com foco na experiência da TV Globo, emissora responsável pela promoção do seminário.

Os participantes terão oportunidade de conhecer os bastidores e a estrutura do Projac, ambiente onde são realizadas as produções de telenovelas e outras transmissões da emissora. Os programas Profissão Repórter e Criança Esperança serão tópicos de palestras. Além deles, jornalismo e pluralidade cultural, jornalismo online: o portal de notícias G1, e a nova linguagem do esporte na TV serão temas discorridos, respectivamente, pelos jornalistas Zeca Camargo, Márcia Menezes e Tiago Leifert.

A docente detém um currículo provido de larga experiência profissional e um nível elevado de conhecimentos sobre a área televisiva. O retrospecto da vida profissional da professora Aline Grego reúne inúmeras publicações em jornais, revistas e livros de comunicação. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco e em Jornalismo pela Unicap, a sua participação no evento só tende a aprimorar ainda mais seus estudos.

Em 2005, a educadora concluiu um trabalho sobre a história da televisão no Estado de Pernambuco. Para o próximo ano, já vislumbra uma nova pesquisa, cujo foco será a identidade pernambucana exibida pela mídia televisiva local.