Defendida a primeira tese em co-tutela entre a Católica e Paris 7

IMG_9566O Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Católica promoveu, na tarde desta sexta-feira (27), no anfiteatro do bloco G4, a defesa da primeira tese em co-tutela com a Universidade Paris Diderot. A doutoranda Paula Cristina Monteiro Barros apresentou a pesquisa intitulada Eu vinha rodando pela rua? Que ponto de ancoragem para o sujeito adolescente em situação de rua?

IMG_9567A pesquisa discute aspectos sobre exclusão social, família, drogas e violência sofridos por adolescentes em situação de rua. Paula entrevistou jovens de instituições do Recife e Olinda. Parte do trabalho foi desenvolvida na França, onde ela passou nove meses estudando.

“Profissionalmente e pessoalmente foi uma experiência enriquecedora. O acervo deles é impressionante. Lá eu pude fazer seminários com autores que eu estudava. Pude amadurecer a escuta e a escrita em termos de pesquisa”, disse Paula.

IMG_9565Antes de começar a defesa, a presidente da banca, Profª Drª Edilene Queiroz, falou da importância institucional deste momento. “Estamos muito orgulhosos dessa co-tutela porque é um plus para o nosso programa possibilitar nossos doutorandos tirarem diplomas pela Católica e pela Paris 7”.

O tom de agradecimento também marcou as palavras do co-orientador da tese, o Prof. Dr. Christian Hoffmann. O pesquisador francês fez questão de mencionar a professor Nanete Zmeri Frej (falecida em janeiro deste ano). “A Paris Diderot é uma grande universidade multidisciplinar de pesquisa e ensino que investe na cooperação com instituições brasileiras, a exemplo da Unicap”.

A outra co-orientador da tese foi a professora da Católica, Drª Maria de Fátima Vilar. Também fizeram parte da banca: Olivier Douville (Paris Diderot); Angela Vorcaro (UFMG);  e Glória Maria Carvalho (Unicap).