Católica participa do lançamento da Pedra Fundamental da Fazenda da Esperança
|Com informações da Pascom – Arquidiocese de Olinda e Recife
A Universidade Católica de Pernambuco participou da solenidade de lançamento da Pedra Fundamental da primeira Fazenda da Esperança, da Arquidiocese de Olinda e Recife, realizada, no dia 23, no terreno de 30 hectares doado pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no bairro de Muribequinha, Zona Rural do município. Na cerimônia, estiveram presentes Dom Fernando Saburido, que presidiu o ato litúrgico; o Assessor da Divisão de Ação Social (DAS) da Unicap, Padre Marcos Mendes; representantes da Igreja; representantes dos três poderes de Jaboatão do Guararapes e a sociedade em geral.
Dom Saburido anunciou que a primeira casa do projeto foi doada e será construída pela Rio Ave. “Esse dia é de muita emoção para todos nós. É um projeto que começa a ganhar forma a partir de hoje. A fazenda receberá o nome do Padre Antônio Henrique, numa justa homenagem ao sacerdote que lutou pelos jovens, foi torturado e morto durante o Regime Militar”, contou Dom Fernando.
Na ocasião, o Arcebispo depositou em uma urna a pedra fundamental, terço, Bíblia, jornais do dia e uma cópia do documento de posse do terreno. A caixa foi enterrada ao lado da réplica do Cristo Redentor doada pela Arquidiocese de São Sebastião, no Rio de Janeiro, em 2012, quando foi celebrado os 80 anos do monumento.
Com 30 hectares, a área tem uma vista privilegiada da cidade sendo possível ver o mar. Cercado de verde, o local fica na Zona Rural. A paz e natureza serão fatores importantes na recuperação dos dependentes químicos. De acordo com Dom Saburido, a ideia é que a Fazenda da Esperança Padre Antônio Henrique acolha inicialmente cerca de 12 rapazes, mas que durante o funcionamento novos espaços sejam construídos. Ele espera que no primeiro semestre de 2016 seja inaugurada a primeira etapa da fazenda.