Estudante da Católica apresenta monografia sobre nova técnica para exame de imagem

Tomografia por impedância elétrica. Esse foi o tema da monografia apresentada nesta segunda-feira (07) pelo graduando Lenine Miranda. Ele estudou o assunto por cinco meses, através de uma revisão bibliográfica em pesquisas relativas ao tema. O texto corresponde ao trabalho de conclusão do curso de Bacharelado em Física com ênfase em Física Médica.

O estudante pesquisou uma técnica que permite a realização de exames como tomografia a partir das diferenças de carga elétrica entre os diversos pontos do corpo do paciente. Essas variações são convertidas em imagens através de programas de computador. Um dos inconvenientes da técnica atual é que o paciente precisa ser submetido a raios-X.

Experimentalmente, o processo consiste no posicionamento de eletrodos, semelhantes aos usados para exames de eletrocardiograma, no corpo do paciente. Para que a imagem tenha uma boa qualidade é necessária uma grande quantidade desses sensores. Tal limitação deve ser superada à medida que o método for melhor estudado.

Lenine acredita que em cinco anos a técnica  já possa ser aplicada em alguns casos, como o exame do pulmão de um paciente com dificuldades para se locomover até o local onde haja um tomógrafo.

Estudantes e professores do curso de Física da Católica acompanharam a apresentação.Um dos professores presentes era Antônio Carlos Miranda, que tinha um motivo especial para acompanhar a explanação, pois é pai de Lenine. Participaram ainda os docentes da Unicap Francisco Almeida de Melo, que orientou o trabalho e João Antônio Filho. A pesquisa teve o apoio também de Wellington Pinheiro, que é vinculado à Universidade de Pernambuco (UPE).

O graduando ouviu as sugestões para a monografia e teve a oportunidade de esclarecer melhor alguns pontos abordados. O professor João Antônio agradeceu a professores da UPE e da UFPE, e a  profissionais médicos que costumam apoiar os alunos do Bacharelado em Física na realização de estágios e projetos de conclusão de curso.

“Apresentar uma monografia é uma satisfação após não só cinco anos, mas toda uma vida de estudos e incentivo da família e amigos e do seu próprio esforço para entrar em uma Universidade, ” disse Lenine. Ele também frisou que  mais importante que iniciar o curso, é concluí-lo e contribuir com a ciência e a sociedade.

A pesquisa vem sendo realizada em parceria com a UPE e o Departamento de Física da Universidade Federal (UFPE).