Consórcio inédito entre universidades pernambucanas é lançado em cerimônia na Católica

reitores das cinco universidades pernambucanas, Padre Pedro Rubens (UNICAP),  Anísio Brasileiro (UFPE), Maria José de Sena (UFRPE), Carlos Calado (UPE) e Julianeli Tolentino de Lima (UNIVASF)

Os reitores das cinco universidades pernambucanas, Padre Pedro Rubens (UNICAP),  Anísio Brasileiro (UFPE), Maria José de Sena (UFRPE), Carlos Calado (UPE) e Julianeli Tolentino de Lima (UNIVASF) participaram na manhã desta terça-feira (25), no Salão Receptivo da Católica, do lançamento do consórcio “Pernambuco Universitas”. Um inédito convênio de cooperação interuniversitária entre as principais instituições de Pernambuco.

O convênio, pioneiro no país, promoverá a cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre as cinco universidades, visando o desenvolvimento e a execução conjunta de programas e projetos, e o intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos e tecnológicos.

Os recursos materiais, humanos e financeiros necessários à execução, em cada programa ou projeto, das atividades resultantes do convênio, serão fornecidos pelas universidades que formam o consórcio “Pernambuco Universitas”, dentre as suas respectivas disponibilidades, ou mediante captação junto a organismos oficiais, governamentais ou privados, nacionais ou estrangeiros.

Durante a cerimônia, Padre Pedro Rubens enfatizou que, a partir da criação do consórcio, será possível desenvolver outros projetos de interesse mútuo, tais como: o intercâmbio de docentes e pesquisadores;  intercâmbio de estudantes, transformando Pernambuco em um polo estudantil diferenciado; elaboração e implementação de projetos conjuntos de pesquisa, compartilhando mais a capacidade instalada das cinco universidades e superando o isolamento dos pesquisadores e/ou possibilitando projetos que uma instituição isolada não poderia realizar; promoção de eventos científicos e culturais conjuntos, notadamente ampliando a agenda de congressos internacionais; e intercâmbio de informações e publicações acadêmicas conjuntas; além de outras iniciativas que serão descobertas na medida em que as cinco instituições forem se conhecendo melhor e escutando as grandes demandas de Pernambuco.

O que disseram os reitores

Reitor da UNICAP – “O consórcio possibilita a criação em Pernambuco de uma plataforma universitária capaz de atrair mais recursos e capaz também de compartilhar tudo o que nós temos e tudo o que nós somos”.

Reitora da UFRPE – “O consórcio é uma oportunidade ímpar para as universidades pernambucanas contribuírem para o desenvolvimento do Estado e do País”.

Reitor da UPE – “Cabe agora com esse gesto de assinarmos este documento que nos une institucionalmente partirmos para a formação de uma agenda propositiva, que integre interesses de políticas públicas de governo, tanto no âmbito estadual quanto federal, de tal maneira que todos esses sonhos que a gente tem se transformem em realidade”.

Reitor da UNIVASF  – “O consórcio criado pelas universidades pernambucanas potencializará o desenvolvimento das atividades que nós já executamos e facilitará o surgimento de novas, de forma agora integrada, e, consequentemente, proporcionará também intercâmbio com outras instituições de ensino superior de fora do Brasil”.

Reitor da UFPE  – “Estamos construindo uma pauta para o fortalecimento da educação superior em Pernambuco,  através, por exemplo, de ações  concretas  voltadas para a interiorização  do conhecimento, para o fortalecimento de laboratórios integrados de pesquisa, para trabalharmos melhor o programa Ciências sem Fronteiras e a mobilidade internacional dos estudantes pernambucanos, além de contribuir  tanto com o governo do estado como com o governo federal  através de projetos e da formação de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento de Pernambuco  e do Brasil”.

reitores das cinco universidades pernambucanas, Padre Pedro Rubens (UNICAP), Anísio Brasileiro (UFPE), Maria José de Sena (UFRPE), Carlos Calado (UPE) e Julianeli Tolentino de Lima (UNIVASF)

Como surgiu a ideia do consórcio

A ideia do consórcio começou a surgir a partir da participação conjunta dos reitores das cinco universidades no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado, a convite do então governador Eduardo Campos. A criação de um modelo de atuação consorciada entre as universidades pernambucanas, visando integrar as diferentes competências existentes bem como ampliar as possibilidades de atuação dessas instituições na esfera internacional, foi inspirada no Protocolo de Intenções para fortalecer a cooperação acadêmica entre as universidades de Pernambuco e as principais universidades de Toulouse, na França, assinado no dia 12 de dezembro de 2013, em Brasília, com a presença do presidente francês, François Hollande, e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

A atuação consorciada foi implantada com sucesso na França, na região do Midi-Pyrénées, cujo conjunto das principais universidades e instituições de ensino originou o consórcio denominado Université de Toulouse. Essa iniciativa regional teve repercussão em toda a França, contribuindo para a edição de uma Lei Nacional sobre o Ensino Superior e a Pesquisa, com o objetivo de transformar os Polos de Pesquisa e Ensino Superior em Comunidades de Universidades e Estabelecimentos de Ensino.

Confira fotos do evento de lançamento do Consórcio Pernambuco Universitas:

Confira vídeo sobre o evento de lançamento do Consórcio Pernambuco Universitas: http://youtu.be/Xzyw31JEE30