Bibliotecário da Unicap obtém o título de Mestre

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Pedro Manoel da Silva, bibliotecário da Universidade Católica de Pernambuco, obteve o grau acadêmico de Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco, na última quarta-feira (30). Sua dissertação foi intitulada “Análise do acesso e transparência da informação pública nas Instituições Federais de Ensino Superior pioneiras no Brasil: ênfase na apresentação dos dados de despesas com Pesquisa e Desenvolvimento”. A banca examinadora foi composta pelos professores Décio Fonseca (Doutor em Sistemas de Informação), Fábio Mascarenhas (orientador e Doutor em Ciência da Informação) e Leilah Bufrem (Doutora em Ciências da Comunicação).

O bibliotecário realizou uma pesquisa descritiva sobre o acesso e a transparência da informação pública nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) pioneiras no Brasil, por meio da análise do cumprimento da Lei nº 11527/2011 de Acesso à Informação e, propôs uma metodologia de observação dos sites e páginas de transparência das respectivas IFES.  Ele falou sobre a emoção da conquista. “Seguir o mestrado quando a gente estuda e trabalha, ao mesmo tempo, é difícil. A gente sabe o quanto é árduo conciliar as duas coisas. O mestrado foi difícil, mas muito prazeroso. E no final, a sensação é de dever cumprido”, frisou.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Pedro também falou sobre a importância do tema da dissertação, pontuando que é um assunto atemporal. “Eu acho que é, atualmente, um dos temas que necessita ser mais debatido porque nós vivemos num amadurecimento do processo democrático no Brasil, no qual a grande maioria está despertando para os seus direitos. Então, é vital nós debatermos a transparência da informação de acordo com a exigência legal que determina que toda a informação pública tem que ser acessível e transparente”, destacou.

Ele explicou que sua dissertação focou num processo de transparência ativa. “A transparência ativa é aquela em que o governo se disponibiliza a abrir suas contas públicas, prestando informações aos cidadãos através dos sites e das páginas governamentais. Mas, na verdade, essa transparência é mais um processo político, pois é o governo quem determina esse gerenciamento. A participação do cidadão é simplesmente no controle, mas ele deveria participar do processo de abertura da informação”, frisou. Para Pedro, é importante fazer um intercâmbio relacionado ao tema entre a sociedade e a academia. A educação é fundamental para a atualização e prestação de bons serviços para a sociedade.

Pedro passou dois anos para concluir todo o processo do mestrado e se tornou o primeiro bibliotecário da Unicap a possuir o título de Mestre.