Importância da prática pedagógica na formação do professor é tema de palestra na Católica

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) deu início às suas atividades em 2014 nesta quarta-feira (12) com uma palestra, no teatro do bloco B da Unicap, sobre A Importância da Prática Pedagógica na Formação do Professor. O palestrante foi o Prof. Dr. Ricardo Aguiar Pacheco, coordenador do Pibid da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

“O programa é para os alunos das licenciaturas que estão nas escolas estagiando e querem ser professores”, explicou a professora Maria do Carmo Mota, coordenadora do Pibid da Unicap. “A primeira experiência foi muito positiva, por isso estamos repetindo a dose”, frisou o professor Luís Carlos, coordenador de processos gestacionais. Este é o segundo ano do programa na universidade e contará com a participação de 160 alunos de todos os cursos de licenciatura. No primeiro ano, participaram 90 alunos. “No Pibid de 2012 não tivemos a participação dos alunos de física e de filosofia, mas neste ano eles estarão presentes”, completou Maria do Carmo.

Este é o Pibid de 2013, pois o ano é definido quando é lançado o edital. O programa é de dois anos, podendo prorrogar por até mais dois, ou seja, o aluno pode ficar quatro anos c0mo bolsista. “Ainda estamos no começo do edital. Ainda teremos uma fase de organização e outra para o treinamento dos alunos”, explicou o professor Ricardo Pacheco. “Este programa é algo demarcador. É louvável o esforço dos alunos para realizar as atividades”, completou.