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Assessoria de Imprensa é tema de workshop no Renault Experience

Estudantes do curso de Jornalismo da Católica lotaram a sala 510 do bloco A, na tarde desta terça-feira (17), para acompanhar o workshop sobre Assessoria de Imprensa promovido pelo Renault Experience. A apresentação foi conduzida pela assessora de imprensa da marca francesa no Brasil, a jornalista Simone Brombay.

Formada em jornalismo e letras, com mestrado em Comunicação pela USP, Simone começou a explanação apresentando dados da montadora. A Renault é o quarto maior grupo automotivo do mundo, com 8,1 milhões de veículos vendidos anualmente em 190 países. O conglomerado formado em aliança com a japonesa Nissan conta com 300.000 colaboradores.

No Brasil, a Renault está instalada em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. O chamado complexo Ayrton Senna possui 2,5 milhões de metros quadrados encravados numa mata com índice de preservação de 60%. Em 2003, a empresa conquistou o certificado ISO 14.001, conjunto de normas internacionais que definem os critérios do sistema de gestão ambiental.

A operação brasileira conta com 6.500 funcionários. Inaugurada em 1998, a planta foi ampliada este ano. De 220 mil unidades por ano, passou a produzir 320 mil carros anualmente. Os investimentos foram na ordem de R$ 500 milhões. A fábrica produz os modelos Sandero, Logan e Duster. O Centro de Preparação Logística é um dos maiores da montadora francesa no mundo. São 35 mil metros quadrados. Espaço que recebe uma movimentação de 200 caminhões e 25 containers por dia.

Ainda de acordo com Simone, a Renault possui cinco centros de designers no mundo, um deles está no Brasil. “O nosso país é o segundo maior mercado da Renault, só fica atrás do da França”. E os desafios são grandes num mercado cada vez mais competitivo. Dados mostrados pela jornalista revelam o crescimento da quantidade de marcas no Brasil. Na década de 70 eram seis; na de 90, 13; em 2008 o número de montadoras chegou a 30; e este ano alcançou o patamar de 50.

Simone também falou sobre o organograma do departamento de comunicação. São quatro jornalistas, sendo dois no escritório em São Paulo e outros dois na fábrica no Paraná. A Comunicação Interna  abrange publicações, eventos, meios digitais e a TV Corporativa. Já a Assessoria de Imprensa busca o público externo via bom relacionamento com a imprensa, gerenciamento de conteúdo, eventos e frota (carros emprestados a jornalistas da mídia especializada para testes).

O fluxo de informação está organizado no tripé Reativo (demanda vinda do jornalista), Ativo (quando a Renault envia as sugestões de pauta) e Proativo (almoços, entrevistas coletivas e promoção de visitas a salões automotivos). Entre os cases contados por Simone está o lançamento, em Porto Alegre, do indicador de mudança de marcha.

“Pensamos muito em como tornar esta pauta atrativa para os jornais e revistas, já que não era um produto inédito na indústria automotiva. Foi aí que surgiu a idéia de promover um evento com carros elétricos equipados com o novo dispositivo. ‘Vendemos’ o mote da economia de energia/combustível e repercutiu bastante”.

Outro case foi a reinauguração da fábrica no Paraná. A divulgação do processo durou 18 meses e foi organizado em seis etapas: preparação do anúncio, com divulgação em primeira mão junto à imprensa e ao governo do estado; evento com anúncio formal no Palácio do Governo; eventos intermediários e visitas de jornalistas às instalações; visita do presidente mundial do grupo, o brasileiro Carlos Ghosn, ao local; parada da fábrica; e por último a reinauguração. A construção da nova fábrica durou apenas incríveis oito semanas. O processo rendeu média de 14 reportagens por mês.

“Não há dúvidas de que a comunicação contribui para o negócio. É a através da comunicação que transmitimos os valores da empresa: atratividade, inovação e confiabilidade”, explicou Simone.

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