Jovens peregrinos hospedados na Católica participam de atividades culturais oferecidas pela Instituição

_MG_1796A experiência em solo Pernambucano dos jovens que integram o MAGIS BRASIL e estão hospedados na Universidade Católica de Pernambuco continua nesta sexta-feira (19). São no total 22 peregrinos chilenos, franceses e também brasileiros dos estados de Minas Gerais e São Paulo. Atuantes nas comunidades Católicas de onde vieram, eles puderam através do encontro, imergir na cultura Pernambucana por meio de oficinas e atividades turísticas proporcionadas pela Católica.

O MAGIS tem como objetivo realizar uma experiência espiritual, cultural, pastoral, social e missionária antecedendo a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá nos próximos dias 23 a 28 deste mês. Durante esta semana em que permaneceram hospedados na Universidade, os jovens tiveram a oportunidade de imergir em uma experiência sócio-cultural. “Para essa imersão, escolhemos o ponto de vista da dança. Aqui no Recife ela é um elemento muito forte, então achamos uma boa porta de entrada para o conhecimento da cultura Pernambucana” afirmou Maria Abrão professora da Instituição e coordenadora da visita do encontro junto com Jeferson Amorim._MG_1803

Os peregrinos participaram de momentos oracionais durante todas as manhãs e logo após, das oficinas de dança contendo vários ritmos da cultura popular do estado como o Maracatu, o Frevo e a Ciranda. “Eles entraram bem na proposta desta experiência que foi muito bem acolhida. Estão dando o melhor deles mesmos para compreender esse modo de ser e se relacionar próprios de Recife”, completa Maria.

Constanza Torres é chilena e adorou a semana em Pernambuco. Em entrevista para o Boletim Unicap, afirmou que sua parte preferida na estadia foi o jeito inovador como foi apresentada a cultura do estado, através da dança. “Eles estão gostando muito das atividades propostas pela Universidade. Gostam de descobrir a cultura do local. O fato de ter o mar por perto os atrai bastante”, garante o intercambista francês Guillaume Miguel.

Hoje (19) aconteceu o encerramento das oficinas de dança, onde os jovens peregrinos puderam por em prática os conhecimentos adquiridos durante a semana. Além das oficinas, também tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos pontos mais significativos da cidade do Recife. Nesta última quinta-feira (17), visitaram o Mercado São José e o Marco Zero. Na manhã do próximo sábado (18), farão uma visita à Olinda. À noite, participarão de um momento cultural onde se despedem das terras pernambucanas e partem em direção ao Rio de Janeiro onde participarão da JMN.