Unicap lança consórcio do curso de Medicina

Por – Aécio de Paula e Eduarda Barbosa

Mesa 3 Niedja Dias
Fotos: Niedja Dias
[ af_tf_form ]

“O novo curso de medicina da Universidade Católica de Pernambuco tem uma visão humanística e o objetivo de formar um profissional médico voltado à atenção básica”. A frase foi dita pela coordenadora do mais novo curso da Católica, Erideise Gurgel. Nesta segunda-feira (26), a instituição lançou oficialmente o consórcio que deu origem ao curso na Unicap.

Para que o sonho se tornasse realidade, foi de suma importância a manutenção de uma parceria com dois hospitais do terceiro setor, são eles o Hospital Maria Lucinda e a Santa Casa de Misericórdia. Ambos atendem 100%  ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Mesa Niedja Dias

A expectativa para o início das aulas é enorme entre o corpo docente da universidade. O bloco J foi adaptado para atender a demanda necessária para a validação da graduação, um investimento  de quase seis milhões de reais.

Doze novos laboratórios foram construídos especialmente para os futuros médicos. Até o dia 25 de maio, quase 5.000 feras se candidataram para 5o vagas disponíveis. “A sociedade pediu uma resposta em relação a Universidade não ter um curso de medicina e o consórcio foi muito importante para implementação da ideia”, disse o Reitor Pe. Pedro Rubens que destacou ainda a responsabilidade de estruturar o primeiro curso de medicina de uma universidade jesuíta do Brasil.

O evento começou por volta das 8h e contou com a presença de autoridades ligadas à área de Saúde. Este foi o caso do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, que representou o prefeito Geraldo Júlio. Luciano é médico e atuou em projetos de Saúde Comunitária.

Mesa 2 Niedja Dias

Quem também veio representando a Prefeitura do Recife, foi o secretário de Saúde, Dr. Jailson Correia. “Fico feliz de chegar aqui e saber que o lema da universidade é qualidade acadêmica e excelência humana. É possível unir os dois em prol de um bem maior”.

Em um primeiro momento, todos os convidados puderam participar de um café da manhã recheado de muita música. Afinal,  o MPB Unicap não poderia deixar de estar presente. Além da boa sonoridade, o evento contou com a presença de personalidades como Antônio Barreto, que veio representando a secretária de Saúde do Estado, Dra. Ana Maria Albuquerque. Além dele, estavam presentes o representante do Instituto do Coração, Fernando Moraes;  e os representantes da Santa Casa, Nelson de Lima, Robério de Almeida e Roberta de Almeida.

Quem também marcou presença foi a coordenadora do curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco, Ivanise Torres.