Orquestra Criança Cidadã se apresenta na Católica

Orquestra Criança Cidadã

Alunos da disciplina Humanismo e Cidadania, do 3º período do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco, realizaram trabalho acadêmico sobre o Projeto Orquestra Criança Cidadã e promoveram apresentação de quatro jovens músicos, integrantes da orquestra, às 20h, da quarta-feira, dia 22, na sala 306, do bloco G.

Orquestra Criança CidadãO professor da disciplina, Luiz Justino, falou do objetivo do exercício acadêmico. “A atividade faz parte da programação da disciplina Humanismo e Cidadania, onde é trabalhada toda a construção do conceito de humanismo e cidadania. Agora, na reta final, sempre peço que eles, a partir dos conceitos vistos em sala de aula, conheçam instituições que desenvolvem algum trabalho cidadão, algum trabalho humanístico, e que eles tenham contato com esta realidade, que é uma realidade, na maioria das vezes, transformadora para a vida de cada um deles” explica.

O grupo de alunos é formado por sete membros: Abraão Silva, Maiara Sousa, Maria Helena Saundrs, Rafael Beto, Renata Dantas, Rodolfo Gonçalves e Vitor Regis. Segundo Abraão, o motivo que os levou a escolher a Orquestra Cidadã é o trabalho desenvolvidos pelo projeto com mais de 100 crianças e jovens, de 4 a 19 anos, da comunidade do Coque, um dos bairros mais violentos e de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da Região Metropolitana do Recife.

Orquestra Criança CidadãOs alunos apresentaram A Orquestra Criança Cidadã para o professor, que avaliou o trabalho, e demais colegas de classe. O grand finale ficou por conta da apresentação dos representantes da Orquestra para o emocionado público presente.

“Fazer um trabalho com a Orquestra Cidadã é diferenciado. A música mostra a capacidade humana de transcender, de sempre buscar o mais, o melhor, de apontar que existem possibilidades diversas para a realização de um mundo mais justo, mais solidário e fraterno”, avalia o professor da disciplina e orientador da atividade, Luiz Justino.

Aproveitando a deixa, a reportagem do Boletim Unicap perguntou se o professor Justino poderia antecipar a nota. Ele exclamou de imediato: “Dez!”