Orquestra Criança Cidadã se apresenta na Católica
|Alunos da disciplina Humanismo e Cidadania, do 3º período do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco, realizaram trabalho acadêmico sobre o Projeto Orquestra Criança Cidadã e promoveram apresentação de quatro jovens músicos, integrantes da orquestra, às 20h, da quarta-feira, dia 22, na sala 306, do bloco G.
O professor da disciplina, Luiz Justino, falou do objetivo do exercício acadêmico. “A atividade faz parte da programação da disciplina Humanismo e Cidadania, onde é trabalhada toda a construção do conceito de humanismo e cidadania. Agora, na reta final, sempre peço que eles, a partir dos conceitos vistos em sala de aula, conheçam instituições que desenvolvem algum trabalho cidadão, algum trabalho humanístico, e que eles tenham contato com esta realidade, que é uma realidade, na maioria das vezes, transformadora para a vida de cada um deles” explica.
O grupo de alunos é formado por sete membros: Abraão Silva, Maiara Sousa, Maria Helena Saundrs, Rafael Beto, Renata Dantas, Rodolfo Gonçalves e Vitor Regis. Segundo Abraão, o motivo que os levou a escolher a Orquestra Cidadã é o trabalho desenvolvidos pelo projeto com mais de 100 crianças e jovens, de 4 a 19 anos, da comunidade do Coque, um dos bairros mais violentos e de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da Região Metropolitana do Recife.
Os alunos apresentaram A Orquestra Criança Cidadã para o professor, que avaliou o trabalho, e demais colegas de classe. O grand finale ficou por conta da apresentação dos representantes da Orquestra para o emocionado público presente.
“Fazer um trabalho com a Orquestra Cidadã é diferenciado. A música mostra a capacidade humana de transcender, de sempre buscar o mais, o melhor, de apontar que existem possibilidades diversas para a realização de um mundo mais justo, mais solidário e fraterno”, avalia o professor da disciplina e orientador da atividade, Luiz Justino.
Aproveitando a deixa, a reportagem do Boletim Unicap perguntou se o professor Justino poderia antecipar a nota. Ele exclamou de imediato: “Dez!”
Sou aluna dessa turma e só tenho a agradecer e a parabenizar o professor da disciplina, Luiz Justino, pois ele conseguiu com essa atividade ” mesmo já fazendo parte da programação da disciplina Humanismo e Cidadania” aflorar o meu lado humanístico. Essa apresentação foi o máximo e os meninos merecedores da melhor nota.” Parabéns”.
A crítica que tenho à fazer, é perante a UNICAP, pois existem alguns projetos na universidades que não são DIVULGADOS, como aluna e cidadã tenho interesse em participar e quem sabe mais alunos como eu que também desconheça e tenha o mesmo interesse. Peço encarecidamente que DIVULGUEM!!! vamos aflorar esse lado Humanístico das pessoas.