Inauguração de agenda socioambiental da Católica marca abertura da 23ª Semana Docente e 7º Fórum de funcionários

A inauguração da agenda socioambiental da Unicap marcou a abertura da 23ª Semana de Estudos Docentes e 7º Fórum de Funcionários da Católica. A solenidade foi realizada no auditório G2 na noite desta quinta-feira (31). O evento que teve como tema Universidade sustentável: meio-ambiente e qualidade de vida contou com palestra do professor Luiz Felipe Guanaes Rego, da PUC-Rio.

No discurso de boas-vindas, o Reitor da Católica e presidente da Federação Internacional das Universidade Católicas (Fiuc), Padre Pedro Rubens, estabeleceu uma relação entre o tema e a concepção de universidade comunitária. ” Uma universidade sustentável amplia seus conceitos de comunidade e de sustentabilidade na medida que respeita o ambiente e promove a qualidade de vida”.

Padre Pedro ressaltou que a iniciativa tem como inspiração a experiência da PUC-Rio, que desde 2008 vem construindo uma agenda de sustentabilidade e que se tornou referência no assunto. Ao final de sua fala, ele enumerou três itens que servem de ponto de partida para o processo da Católica.

Os 70 anos da criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Manoel da Nóbrega, uma das instituições que deu origem a Unicap; Ousadia (aqui ele deu como exemplo a criação do curso de Jornalismo há mais de 50 anos que, na época, “contou apenas com um jesuíta visionário, uma sala de aula e uma máquina de escrever. Criamos um curso de algo que ainda nem era profissão. É dessa ousadia que precisamos agora também”);

E por fim a metáfora com um trecho do livro  Cidades Invisíveis, de autoria de Ítalo Calvino, em que os persnagens Marco Polo e Kublai Khan analisam a estrutura de uma ponte.

” – Mas qual é a pedra que sustenta a ponte? – pergunta Kublai Khan

– A ponte não é sustentada por esta ou aquela pedra- responde Marco-, mas pela curva do arco que estas formam.

Kublai Khan permanece em silêncio, refletindo. Depois acrescenta:

– Por que falar das pedras? Só o arco me interessa.

Polo responde:

– Sem pedras o arco não existe.

Portaria que oficializa a agenda socioambiental da Unicap

Duarante a solenidade, os pró-reitores aproveitaram o momento para compartilhar informações importantes desse começo de ano letivo. A Pró-reitora Acadêmica, professora Aline Grego, falou das mudanças nos centros e coordenações de cursos, além da recondução de cargos. Já o Pró-reitor Administrativo, professor Luciano Pinheiro, falou sobre a reforma e climatização do bloco B. “Obra financiada pela Conferência Episcopal Italiana”. O Padre Lúcio Flávio, Pró-reitor Comunitário, leu a portaria que oficializa a criação do grupo de trabalho que será responsável pela implantação da agenda socioambiental da Unicap (veja ao lado a foto do documento).

Palestra –   A experiência de universidade sustentável da PUC-Rio foi o tema central da palestra ministrada pelo professor Luiz Felipe Guanaes Rego. Para ele, o nosso modelo civilizatório está em xeque e é preciso buscar novos paradigmas de relação com meio-ambiente. “Chegamos a um momento em que a sociedade planetária precisa rever a forma de interagir com os recursos naturais”.

Guanaes falou da vivência do Núcleo Interdiscilplinar de Meio-Ambiente (Nima). “No começo foi difícil. Nunca chegávamos a um consenso. Depois enxergamos que a falta de consenso era parte da solução dos problemas “.

Ele contou também que a comunidade acadêmica se organizou em pequenos grupos que compunham “um grande grupo” que fez o mapeamento da universidade. A agenda está disponível no site www.nima.puc-rio.br. “Nossa iniciatica já gerou 35 dissertações de mestrado”, acrescentou Guanes que se mostrou otimista quanto ao futuro ambiental da Terra. ” O ser humano sempre se reiventa. As novas gerações terão mais capacidade de transformar seu comportamento. Mesmo assim, nós, enquanto professores, precisamos rever  nossa estrutura de formação dos alunos”.