Estudantes de Fotografia realizaram exposição na Unicap

Formandos da segunda turma do curso de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco promoveram nesta quinta-feira (29), no Salão Receptivo, 1º andar do bloco G da Católica, vernissage da mostra fotográfica dos trabalhos de conclusão da disciplina Montagem de Portfólio e Curadoria, lecionada pela coordenadora do curso, professora Renata Victor. A exposição, que tem curadoria das professoras Germana Soares e Renata Victor, conta com 29 fotos e fica em cartaz até o dia 7 de dezembro.

A exposição mostra o trabalho dos 29 formandos do curso de Fotografia. Cada um ficou responsável por apresentar uma foto. De acordo com a professora Renata Victor, a mostra forma um mosaico de ideias, desejos, expectativas e  fragmentos de memórias. “O material é tão heterogêneo quanto o próprio grupo, que apresenta variações temáticas, lembrando-nos das infinitas possibilidades da fotografia”, afirma a professora Renata Victor.

Além de conferir as representações visuais, também é possível ler os relatos dos autores. Assim é possível compreender o processo de criação das fotos em questão. “Um coletivo no qual a individualidade de cada fotógrafo é evidente. Conseguimos identificar a personalidade de cada artista. Através das cores, ou da ausência delas; da combinação dos elementos e da busca por uma imagem única”, diz a professora Germana Soares.

A professora Jaqueline Farias é mãe da aluna Gabriela Vitória, uma das expositoras. Segundo ela, o trabalho feito pela sua filha reflete uma de suas maiores paixões: a fotografia de sua família. Ela conta que sempre admirou a arte de fotografar e, a partir do nascimento de suas duas filhas, começou a exercer esse amor. “Minha mãe sempre nos obrigava a sorrir para as fotos. Na época eu não gostava de fotografia, pelo contrário, eu odiava. Em paralelo, sempre amei crianças e vivia pedindo um sobrinho a minha irmã. Doze anos depois, esse sonho se realizou e, para festejar essa alegria, achei de suma importância alguém saber registrar com um mínimo de qualidade nossos momentos de alegria. Entrei no curso de Fotografia e adquiri uma nova paixão. Hoje eu entendo minha mãe, tanto que meu trabalho se reflete no que ela sempre tentou nos passar: é maravilhoso fotografar quem se ama”, afirma Gabriela Vitória.